Home

I Escola Brasileira de Ensino de Física

Universidade Federal do ABC - câmpus Santo André

De 13 a 17 de outubro de 2014


Apresentação

        A I EBEF é um evento destinado a professores docentes de cursos de mestrados profissionais em ensino de Física, particularmente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Dependendo da disponibilidade de vagas, poderão participar também professores de Física do Ensino Médio e estudantes de pós-graduação em Ensino de Física.

        O objetivo central é contribuir para uma mudança de paradigmas no ensino de Física, em especial nas disciplinas do MNPEF: sair do paradigma da narrativa, centrado no professor e baseado em aulas expositivas e listas de problemas, e passar para o paradigma da aprendizagem ativa centrado no aluno e baseado em atividades colaborativas, na diversidade de estratégias de ensino e de recursos instrucionais.

        A Escola está centrada em quatro minicursos e duas conferências. Os minicursos estarão focados essencialmente em fundamentações conceituais, epistemológicas, teóricas e tecnológicas para o ensino de Física. As conferências estarão mais centradas na metodologia de ensino e avaliação.

        Para maiores informações contatar n.studart@ufabc.edu.br ou mizuka@ufabc.eud.br


Comissão Organizadora

Marco Antonio Moreira,UFRGS
Nelson Studart, UFABC
Ducinei Garcia, UFSCar
Indianara Silva, UEFS
José Kenichi Mizukoshi, UFABC


Comitê Científico

Iramaia J. C. de Paulo, UFMT
Jorge Sá Martins, UFF
Silvio R. Salinas, USP