joomla templates top joomla templates template joomla

Edições anteriores

Edição 2017


Release

A Terceira Edição do Desafio UFABC de Empreendedorismo Edição foi lançado oficialmente no dia 08 de março de 2017 com palestra de lançamento. A divulgação do evento ocorrera por meio das redes sociais, portal de notícias da Agência de Inovação e ofícios para instituições de ensino da região do Grande ABC.

 

Atividades desenvolvidas

Aos oito dias do mês de março de 2017, fora realizado evento de lançamento do Desafio, que contribuiu para responder eventuais dúvidas, propalar o regulamento e cronograma do Desafio, do reconhecimento por meio de premiação aos melhores trabalhos, e apresentar o material de apoio.

Com a finalidade de capacitar as equipes, fora realizada uma  palestra sobre modelo de negócios CANVAS e Elevator Pitch, em 19 de abril, e duas Mentorias, no mês de maio.

No dia 19 de junho fora divulgado resultado preliminar sendo realizada reunião com finalistas no dia 21 de junho. A apresentação dos trabalhos ao público e comissão julgadora, assim como a premiação acontecera no dia 28 de junho de 2017.

 

Final

Os três melhores projetos foram selecionados pelos critérios de Potencial de Mercado, Inovação, Estruturação de Ideia e Pitch.

O primeiro lugar foi para Silver PRO,  composto por Fabiana Pereira, Airton Fernandes Tiago, Felipe Alves e Thaís Caroline Faria. Este grupo apresentou o projeto para desenvolver uma embalagem para armazenagem de lentes de contanto com um design novo e que proporcione maior higiene ao usuário por meio da adição de prata em sua composição como agente bactericida, afim de diminuir os riscos de infecções e lesões nos olhos .

A segunda colocação foi para HTWGames,  cujo os membros são  Alexandre Szykman, Marcos Suzuki, Marcos Silva, Francisco Costa, e Raquel Motta. A equipe mostrou um projeto para desenvolver e expor games ativos (por captura de movimentos) para estandes empresariais em feiras e conferências a fim aumentar a visibilidade e fixar a marca da empresa expositora.

O terceiro lugar foi para Figment Face, das integrantes Barbara Artioli e Flavia de Paula.  A dupla apresentou o projeto para o desenvolvimento e comercialização de próteses e peças para simulações cirúrgicas faciais, através da impressão 3D.

 

Foto:   A: Silver Pro e Profa Dra Anapatricia Morales Vilha (centro); B: HTWGames e avaliador Gabriel Mejer (centro); C: Figment Face; D: Prof. Dr. Alberto Suen, chefe da Divisão de Empreendedorismo Tecnológico da Inova UFABC. 

 


Edição 2016


Release

O Desafio UFABC de Empreendedorismo Edição 2016 foi lançado oficialmente no dia 15 de março de 2016 com palestra de lançamento, sendo que o link para inscrições já havia sido disponibilizado no dia 01 de março de 2016. A divulgação do evento ocorrera por meio das redes sociais, portal de notícias da Agência de Inovação e ofícios para instituições de ensino da região do Grande ABC. Ao todo foram recebidas mais de cem inscrições de projetos.

Atividades desenvolvidas

Aos quinze dias do mês de abril de 2016, fora realizado evento de lançamento do Desafio, com cerca de quarenta participantes, serviu para responder eventuais dúvidas, propalar o regulamento e cronograma do Desafio, do reconhecimento por meio de premiação aos melhores trabalhos, e apresentar o material de apoio. Diante do exposto nesta primeira palestra, ficou-se definido que o início do envio do CANVAS, Elevator's Pitch e documentos que a equipe julgara necessário seria a partir do dia 30 de março, sendo que em 19 de abril houvera palestras de apoio para a elaboração do CANVAS e Elevator's Pitch. Foram aplicadas duas mentorias nos dias 26 de abril e 10 de maio, sendo que o prazo final para envio dos projetos se daria no dia 29 de maio. No dia 14 de junho fora divulgado resultado preliminar sendo realizada reunião com finalistas no dia 21 de junho. A apresentação dos trabalhos ao público e comissão julgadora, assim como a premiação acontecera no dia 29 de junho de 2016.

Final

A partir desses projetos, 15 finalistas foram escolhidos para a etapa final do Desafio UFABC de Empreendedorismo, o qual foram escolhidos os projetos finalistas segundo a banca examinadora formada por representantes da Agência USP de Inovação, CIETEC, SEBRAE, Inova Paula Souza, FEI, Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, InovaUFABC e Prefeitura de Mauá, que escolheram os seguintes vencedores:

 

1º Lugar - Projeto: Próteses Mioelétricas Acessíveis para Amputados de Membro Superior - A Linked visa empoderar amputados através de próteses mioelétricas de baixo custo. A nossa tecnologia reconhece os sinais elétricos do musculo residual e é capaz de diferenciar 5 movimentos para a prótese impressa em 3D executar.

Com alto impacto social e tecnológico, a Linked já foi acelerada pela Farm e participou de competições como a 1776 challenge cup, Demoday Futurecom e exposições em festivais de tecnologia, como a Campus Party.

A Linked já possui grandes parcerias como a Conforpés, maior loja importadora de próteses do Brasil, e está em processo de convênio com a UFABC – Linked;

 

2º Lugar - Projeto: Anel de mamadeira adaptador para caixinha tipo tetra pak e garrafas tipo pet - O Mimo’s Baby Adapt® é um anel adaptador atribuído diretamente para alimentos líquidos prontos em garrafas pet, como garrafas de água, suco e bebidas lácteas e também para alimentos prontos em caixinhas tipo Tetra Pak. - Mimo's Baby;

 

3º Lugar - Projeto: Startup criada por alunos do Ciencias Sem Fronteiras em New Mexico - Estados Unidos, a Timer Glove é uma luva inteligente desenvolvida para revolucionar treinos de musculação. Com a crescente demanda por tecnologias de vestir (wearable technologies) e o aumento do interesse da população pela prática de exercícios físicos, a Timer Glove vem com uma proposta inovadora para atender esse mercado. A luva monitora o tempo de descanso entre series de exercícios, repetições, o peso utilizado e o exercício que foi realizado. Todas essas informações estarão disponíveis em um aplicativo conectado com a luva, possibilitando que o usuário mantenha um registro de sua perfomance, permitindo que acompanhe seu desenvolvimento e trace metas para o futuro. O aplicativo também terá uma rede social para permitir interação entre seus usuários e comparações de resultados. – Timer Glove.

 

Professor Alberto Suen na Abertura do Desafio UFABC de Empreendedorismo

 

Vencedores do Desafio UFABC de Empreendedorismo 2016

  


Edição 2015


 

DESAFIO UFABC DE EMPREENDEDORISMO - EDIÇÃO 2015

Release

O Desafio UFABC de Empreendedorismo de 2015 foi lançado oficialmente no dia 09 de abril de 2015 com a abertura do site oficial e do link para inscrições. O evento foi divulgado através das redes sociais e através de ofícios para instituições de ensino da região do Grande ABC. Ao todo foram inscritos 112 projetos para o desafio.

Atividades dentro do desafio

Como parte do Desafio UFABC de Empreendedorismo, foram realizadas duas palestras de apoio e incentivo aos participantes que apresentavam dúvidas sobre as etapas do desafio. A primeira palestra, ocorrida no dia 27 de abril de 2015, teve Nei Grando como convidado, que palestrou sobre assuntos relacionados à modelagem de negócios. A segunda palestra, ocorrida em 12 de maio de 2015, teve Gerson Zuzarte como convidado, que realizou um workshop abordando a produção de um CANVAS e de um Elevator’s Pitch, no workshop foram gravados vídeos que foram disponibilizados para os participantes caso desejassem utilizá-lo no desafio. Antes da premiação final, as 15 equipes selecionadas foram convidadas para participarem de uma reunião com a equipe organizadora no dia 23 de junho de 2015 para que orientações sobre os procedimentos para a participação na etapa final.

Avaliação

que foram avaliados pela Comissão de Avaliadores composta pelos Profs. Leandro Rodrigues da Silva (FEI-SBC), Gerson Zuzarte (Agência Inova Paula Souza) e Vitor Bittencourt (InovaUFABC), no dia 18 de junho de 2015.

Clique aqui para ver a lista de finalistas

Final

A partir desses projetos, 15 finalistas foram escolhidos para a etapa final do Desafio UFABC de Empreendedorismo, o qual foram escolhidos os projetos finalistas segundo a banca examinadora formada por representantes da Agência USP de Inovação, CIETEC, SEBRAE, Inova Paula Souza, FEI, Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, InovaUFABC e Prefeitura de Mauá, que escolheram os seguintes vencedores:

1º Lugar - Projeto: Cadeira de rodas controlada por voz – Aluno Daniel Braite Labriola - ETEC Lauro Gomes;

2º Lugar - Projeto: - SPG - Step Power Generator (Gerador de Energia por Passo) - Matheus Cordeiro Rodrigue, Mateus dos Santos, Pedro Augusto de Souza Ferreira Xavier, Allex Brenno Páscoa Soares,Jonathan da Silva Ferreira - ETEC Lauro Gomes

3º Lugar - Projeto: Scanner 3D para avaliação de gordura corporal – Arthur Pereira, RodrigoTeiske China, Marina Picolo e Henrique Gouvea Quinhonero - UFABC.

O evento contou com transmissão ao vivo e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F2ISJdeEKT4

FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1094375540577445.1073741864.233013236713684&type=3

Os três primeiros colocados Banca Avaliadora e Vencedor do desafio. (Da esquerda para a direita: Vitor Bittencourt, Gerson Zuzarte, Sérgio Risola, Alberto Suen, Anapatrícia Morales Vilha, Gustavo Schiavonne, Giovane Rocco, Daniel Marcelo Dias Entorno,  Leandro Rodrigues da Silva, e Daniel Braite Labriola acompanhado pelo seu pai).
Diretora da Etec Lauro Gomes, Marly de Oliveira Moraes, exibe certificado pela conquista do 1º e 2º lugar do 1º Desafio UFABC de Empreendedorismo.  Parte do prêmio dos primeiros colocados: Visita dos vencedores do Desafio UFABC de Empreendedorismo e da Agência de Inovação da UFABC ao Cietec da USP, onde foram recebidos por seu CEO, Sérgio Risola.

Imprensa

- UFABC: Inscrições abertas para o Desafio UFABC de Empreendedorismo

http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9237:inscricoes-abertas-para-o-desafio-ufabc-de-empreendedorismo&catid=731:noticias&Itemid=183

- ABCD Maior: Federal do ABC faz desafio de empreendedorismo

http://www.abcdmaior.com.br/materias/economia/federal-do-abc-faz-desafio-de-empreendedorismo

- Diário do Grande ABC: Inovações de alunos são premiadas

http://www.dgabc.com.br/Noticia/1483559/inovacoes-de-alunos-sao-premiadas

- Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC: Projeto inclusivo é vencedor do Desafio UFABC de Empreendedorismo 2015

http://www.agenciagabc.com.br/grandeabc0709br/noticias-eventos/noticia.php?id=5050

- Centro Paula Souza: Etec e Fatec de São Bernardo conquistam Desafio UFABC de Empreendedorismo

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/noticias/2015/julho/07_etec-e-fatec-de-sao-bernardo-do-campo-conquistam-desafio-ufabc-de-empreendedorismo.asp

- Metodista: Inscrições abertas para o Desafio UFABC de Empreendedorismo

http://portal.metodista.br/noticias/2015/maio/inscricoes-abertas-para-o-desafio-ufabc-de-empreendedorismo/app_view