Mostra de Divulgação Científica: Matemática, Arte e Tecnologia

Realizada durante a ELAM 2018 no CMCC-UFABC, a mostra irá apresentar os números complexos num novo contexto!

A Mostra de Divulgação Científica “Matemática, Arte e Tecnologia” foi organizada e produzida pelos professores Dra Emília de Mendonça Rosa Marques e Dr. Aguinaldo Robinson de Souza, ambos da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP/ Bauru.

A exposição é composta de uma coletânea de 23 quadros sobre o Domínio Colorido de Funções Matemáticas de uma variável complexa e um texto especial sobre “A Arte do Futuro”. Os números complexos estão presentes no nosso cotidiano de uma maneira insuspeitável como, por exemplo, no desenvolvimento de carros e de aviões nos túneis de vento, na forma dos átomos e das moléculas, no escoamento de fluídos e nas Engenharias, especialmente na Elétrica.

A mostra é itinerante e objetiva apresentar os números complexos, suas funções e as possíveis aplicações nas Ciências Exatas num novo contexto, associado à Computação Gráfica. Objetiva também a divulgação da produção científica do Grupo de Pesquisa: Ensino de Ciências e Tecnologia Educacional da Faculdade de Ciências da UNESP – campus de Bauru.

Os quadros são produzidos a partir de funções complexas utilizando-se o software F(C): Funções Complexas, desenvolvido em 2003 por um ex-aluno da Licenciatura em Matemática de Bauru, durante seu mestrado na Pós-Graduação da FC. Os quadros utilizam o método dos Domínios Coloridos. O software possui gratuidade de uso, está disponível no site do projeto de extensão dos organizadores (http://www2.fc.unesp.br/matematicaearte/) e possibilita ao usuário a produção de imagens a partir de funções complexas elementares através da alteração de parâmetros. Esse trabalho é fruto de pesquisas na área de ensino e aprendizagem em Matemática e está sendo proposto para o público acadêmico que aprecie uma a beleza produzida pela combinação de Matemática e Tecnologia.