Oficinas
As oficinas serão ministrados em ambos os dias, tendo inicio no dia 24 e continuacão no dia 25
F1. Contextualizando o ensino de química por meio da Oficina Temática: Química na Cozinha.
Pesquisas apontam que conteúdos abordados através de temas, contextualizando conceitos de ciências e tecnologia, podem favorecer uma aprendizagem significativa. Por isso, é preciso desenvolver currículos e projetos que possibilitem aos estudantes discutir situações relacionadas à ciência e tecnologia que sejam próximas a eles. As oficinas temáticas abordam os conteúdos químicos a partir de temas que evidenciam como os saberes tecnológicos e científicos contribuíram e contribuem para a sobrevivência do ser humano, tendo influência no modo de vida das sociedades. O objetivo desse trabalho é realizar uma experiência de ensino através de oficinas temáticas visando à aprendizagem de conceitos científicos e tecnológicos, ao estabelecimento de relações entre a ciência e a sociedade e ao desenvolvimento de atitudes cidadãs.
Nº de vagas: 30
Ministrante: Luciane Hiromi Akahoshi (mestre em Ensino de Ciências USP)
F2. O uso de “jogos teatrais de apresentações” como estratégia para a tomada de consciência do eu e do coletivo no espaço escolar.
O workshop O USO DE “JOGOS TEATRAIS DE APRESENTAÇÕES” COMO ESTRATÉGIA PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO EU E DO COLETIVO NO ESPAÇO ESCOLAR é produto de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas do Uso da Arte no Ensino de Química (GEPAEQ), que desenvolve o projeto TEQ (Teatro no Ensino de Química) sob a coordenação do Prof. Dr. André Bianco, docente do curso de Licenciatura Plena em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. O projeto TEQ começou a ser desenvolvido em janeiro de 2011 e tem o objetivo geral de pesquisar a linguagem e o fazer teatral e suas aplicações pedagógicas para o Ensino da Química. É sabido que o uso da Aprendizagem em Grupos apresenta vantagens sobre as aulas expositivas tradicionais e que, por meio dessa metodologia, é possível desenvolver a aprendizagem significativa. Pesquisas anteriores apontaram que os alunos só começam a participar de atividades em grupo, quando se sentem parte do mesmo. Esses dados levaram ao desenvolvimento de estratégias de apresentações e dinâmicas coletivas voltadas ao despertar do aluno da sua importância e do seu papel nos grupos aos quais participa. Assim, espera-se que, aplicando as atividades propostas, os alunos assumam-se como sujeitos e reconheçam a presença do outro nos espaços escolares. Atividades que serão desenvolvidas no workshop: (1)Círculo de apresentações; (2)Jogo da bolinha; (3)Alunos perfilados; (4)Cara a cara. No desenvolvimento do workshop serão apresentados vídeos que contextualizam as atividades propostas.
Vagas: 20
Ministrante: Prof. Dr. André Amaral Gonçalves Bianco (UNIFESP, campus Diadema)