Desafio de Programação Paralela

News

24/07/2014: alteração da equação do gama (veja o enunciado do problema); republicação das duas dicas; publicação dos prêmios
21/07/2014: 2a dica publicada; atualização do erro ε e da velocidade inicial (10-1); definição do valor máximo do raio (r); adiamento em 1 dia do deadline; disponibilização do link de submissão; definição de datas para acesso à infraestrutura de teste

O Desafio consiste na resolução paralela de um problema específico da área de Computação. As equipes serão pontuadas em função do tempo de execução total.

A resolução do problema acontecerá antes do evento, em ambiente próprio da equipe. Durante o evento serão divulgados apenas os resultados e a equipe campeã.

O Desafio de Programação Paralela do ERAD-SP é um evento preparado para alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nas instituições de ensino do Estado de São Paulo, extensíveis a outros estados e países.

Resultado

O resultado desta competição será divulgado durante o evento.

Categorias

Este ano, o comitê decidiu que haverá apenas uma categoria de equipe. Sendo assim, alunos de graduação e pós-graduação podem compor uma mesma equipe.

Equipes

Cada equipe pode ter, no máximo, até 3 integrantes. É obrigatório que todos os membros da equipe estejam inscritos e presentes no evento. Caso algum membro não esteja inscrito e/ou presente, a equipe será desclassificada.

Premiação

Para a equipe que ficar em primeiro colocado, serão dados 3 ASUS Fonepad com Intel Inside, um para cada integrante da equipe vencedora, fornecidos pela Intel® Software.

Sumissão

O prazo limite para a submissão é dia 04 de Agosto de 2014, até as 23:55 hs (horário de Brasília: GMT -03:00).

Cada equipe deve criar um arquivo Makefile com as instruções de compilação, sendo que deve existir o target run com o comando de execução.

Para a submissão, cada equipe deve compactar o código fonte e o Makefile em um arquivo .tar.gz, .rar ou .zip e enviá-lo através do link disponível na página do evento. Esse arquivo pode ter, no máximo, 32 Kb de tamanho. Submissões maiores do que este tamanho serão desconsideradas.

Clique aqui para enviar sua solução.

Avaliação

Depois de encerrado o prazo de submissão, as soluções serão avaliadas no Ambiente de Teste dos juízes. Estas avaliações acontecerão durante o evento.

Portanto, a divulgação do resultado final será feita na seção de encerramento do evento.

Devido ao problema proposto considerar dois tipos de entrada, a pontuação para a classificação final das equipes será da seguinte:

A equipe que somar mais pontos nos dois tipos será declarada vencedora.

Situações não previstas ou casos omissos serão resolvidos pelos organizadores do evento.

Problema

Clique aqui para abrir o arquivo com
a descrição do problema.

Dicas

Algumas dicas serão colocadas no site do ERAD-SP nos meses de Junho e Julho de 2014.

Estas dicas podem ser utilizadas para a construção da solução.

Caso queira compartilhar alguma dica, entre em contato conosco.

Dica 1 Dica 2

Ambiente de teste

O ambiente utilizado para o teste das submissões tem as seguintes características:

As soluções devem ser construídas na linguagem C/C++ com o uso de bibliotecas conhecidas de HPC: OpenMP e/ou POSIX Threads.

Caso seja necessário, acesse algum material de estudo aqui. É incentivado o uso da biblioteca específica para MIC.

O ambiente de teste estará acessível para os participantes avaliarem suas submissões a partir do dia 28/07/2014 até a data final de envio. Para este acesso, entre em contato com os organizadores.

Organização

Calebe de Paula Bianchini
Raphael Y. de Camargo

Colaboração

Airton Carlos Almeida Borges
Jose Miraglia

Contato

calebebianchinimackenziebr

Apoio

Edge of Space

FAQ

  1. Posso usar MPI?
    R. Somente pode ser utilizadas as bibliotecas conhecidas de HPC: OpenMP e/ou POSIX Threads.

  2. Posso usar MKL para resolver as EDOs/RK4?
    R. Não.

  3. Existe a Terra nesse problema?
    R. Não. O problema abordado considera a Terra plana e sem rotação.

  4. Para que serve o ângulo α?
    R. Ele é um ângulo de ataque, normalmente utilizado para um sistema de foguete de múltiplos estágios. No nosso caso, para Sistema Balístico, considerar o α = 0.

  5. Qual o valor da Velocidade V para que as equações não fiquem inconsistentes?
    R. Por ser um sistema de lançamento de foguetes, o ideal era fazer o lançamento perto da linha do Equador para que seja aproveitado a velocidade da Terra. Sendo assim, no nosso caso, como estamos em uma situação hipotótica, considere a velocidade inicial V = 10-1 (quase nula, mas não tão nula assim…).

  6. Qual o valor máximo do raio r?
    R. O problema descreve um mini-foguete! Assim, o raio máximo será de 0,25 metros.