Chamada de Trabalhos
Sessão de Pós Graduação e Sessão de Iniciação Científica
Chamada de trabalhos para o Fórum de Pós-graduação e Sessão de Iniciação Científica da ERAD-SP 2014
A V Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP 2014) tem como objetivo estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho, Sistemas Distribuídos e Aplicações desses Conceitos em Áreas tais como: Biologia, Engenharias, Física, Matemática, Medicina, Mercado Financeiro, Química, e outras.
Neste ano, a ERAD-SP será realizada em São Bernardo do Campo, uma cidade com 750 mil habitantes, localizada na região metropolitana de São Paulo, e que faz parte da região do Grande ABC. Esta região foi o berço da indústria automobilística brasileira e contempla indústrias de diversos setores, em especial química e petroquímica. No turismo, se destaca o distrito Paranapiacaba, antigo local de operações e moradia de funcionários da inglesa São Paulo Railway, com seu rico patrimônio arquitetônico, histórico e cultural. Em Paranapiacaba é possível ainda realizar diversas caminhadas ecológicas, percorrendo a vegetação da Serra do Mar.
Serão aceitos resumos expandidos, com até 4 páginas, de trabalhos de iniciação científica e pós-graduação. A submissão deverá ser feita exclusivamente pelo sistema JEMS e o artigo deve estar de acordo com o formato da SBC.
O evento contará com 2 trilhas. A primeira trilha, denominada computação de alto-desempenho, irá contemplar o software e hardware necessários para a computação de alto-desempenho. Nesta trilha, serão aceitas contribuições nos seguintes tópicos de interesse (lista não exaustiva):
- Algoritmos Paralelos e Distribuídos;
- Arquitetura de Computadores e Processadores;
- Arquiteturas Dedicadas e Específicas (GPUs, FPGAs, e outras);
- Avaliação, Medição e Predição de Desempenho;
- Computação em Nuvem, Grade, Aglomerado (Cluster) e Peer-to-Peer;
- Computação Móvel, Pervasiva e Embarcada;
- Escalonamento e Balanceamento de Carga;
- Linguagens, Compiladores e Ferramentas de Computação Paralela e Distribuída;
- Redes e Protocolos de Comunicação de Alto Desempenho;
- Simulação de Arquiteturas e Sistemas Paralelos;
- Sistemas Distribuídos;
- Sistemas Operacionais;
- Software Básico para Computação Paralela e Distribuída;
- Técnicas e Métodos de Extração de Paralelismo;
- Tolerância a Falhas;
A segunda trilha será focada em aplicações de alto-desempenho. Nesta trilha, serão aceitas contribuições nos seguintes tópicos de interesse (lista não exaustiva):
- Técnicas de modelagem e simulação;
- Aplicações em Agricultura, Biologia, Engenharia, Física, Matemática, Medicina, Mercado Financeiro, Química, Nanociências, e outras áreas.