Página inicial

 

Nota de Esclarecimento:

As regras para a seleção das meninas e efetivação de sua participação constam no site desde o início das inscrições e, para garantir a realização dentro dos prazos previstos, foi encaminhada uma carta somente às meninas selecionadas com prazos que foram aplicados para sua efetiva participação e conclusão de atividades importantes intrínsecas da organização (listas de presença, crachás etc.). Logo, não estendemos o prazo para envio da documentação para concluir a inscrição da participante no curso, principalmente devido à grande procura pelo mesmo, além de propiciar a participação de outras meninas da lista de espera.

As condicionantes, para efetiva participação da menina ciência, afirmam que caso a participante selecionada na primeira lista não envie toda documentação solicitada ou que falte ao primeiro encontro (que será dia 19/10), haverá chamada de novas meninas da lista na espera (com participação limitada até 26 de outubro de 2019, proporcionando o aproveitamento no curso por no mínimo quatro sábados), e sempre respeitando a sequência do sorteio realizado.

Assim, à medida que algumas selecionadas foram desclassificadas, as novas vagas foram preenchidas pelas meninas da lista de espera na listagem divulgada no site no dia 08/10; ou seja, a cada indeferimento de participação no curso, a próxima menina selecionada foi/será chamada e teve/terá um prazo para apresentar toda documentação solicitada.


Em sua primeira versão em Santo André, Menina Ciência • Ciência Menina é um evento gratuito destinado à meninas em fase escolar. O Curso é composto por palestras e atividades práticas em laboratório e acontecerá na Universidade Federal do ABC (UFABC), ao longo de cinco sábados (19/10, 26/10, 09/11, 23/11 e 30/11 de 2019) , em período integral (09h00 às 16h00).

Participarão do curso, 50 meninas entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e privadas (25 vagas para cada). As vagas são limitadas em 50 devido às atividades em nossos laboratórios. Também serão selecionadas 15 vagas de monitoras, das quais cinco vagas serão reservadas à alunas da graduação da UFABC, sendo as demais de universidades paulistas.

O curso conta com a colaboração de cientistas de grande atuação da UFABC e outras Universidades parceiras. Os temas abordados nas atividades serão Astrobiologia; Astronomia; Biologia; Bioquímica; Cosmologia; Educação; Engenharia; Física; Fitoterapia; Química; Matemática; Oceanografia e Paleontologia.