O Prêmio UFABC de Inovação teve em 2015 a realização de sua terceira edição. Idealizado através da Agência de Inovação da UFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial  no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de  inovações tecnológicas.  

Os inscritos submeteram os seus projetos e toda a documentação comprobatória até o dia 08/10/2015, e a partir desta data, tiveram seus projetos julgados por uma comissão de professores com atuação em diversas áreas, para melhor julgar os diferentes projetos. 

No dia 23/10/2015, ocorreu no Bloco A do Campus Santo André da UFABC a cerimônia de Premiação. Além da premiação, houve uma homenagem  pelo reitor da UFABC Prof. Dr.  Klauss Capelle, ao professor Dr. Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Unicamp, como “Referência em Inovação 2015”. 

 Em sua primeira parte, os pesquisadores e alunos da UFABC que desenvolveram projetos que resultaram em propriedade intelectual, foram homenageados,  recebendo das mãos da Coordenadora da Agência de Inovação, Profa. Dra. Anapatrícia Morales Vilha, troféu e certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Em seguida, realizou-se a entrega dos inscritos nas categorias contempladas pelo edital. 

Participaram do Prêmio empresas, universidades e instituições de pesquisa com atuação no Grande ABC, desde que desenvolveram sua tecnologia ou inovação entre o início de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Foram 3 categorias:

  • EMPRESA – Inovação Tecnológica
  • EMPRESA – Inovação em Modelo de negócios
  • UNIVERSIDADE E INSTITUTO DE PESQUISA – Solução Tecnológica 

A categoria EMPRESA – Inovação em Modelo de Negócio  não teve proposta enquadrada nos requisitos do edital, não havendo vencedor nesta categoria. Conheça abaixo os vencedores da primeira edição do Premio UFABC de Inovação. 

Categoria “Empresa – Inovação Tecnológica”

1º lugar – Projeto “Agentes de ativação de poços de petróleo e gás por efeito de remoção de depósitos orgânicos”

Autores: Mauricio Moreira e Roberta Paola Manzino, da empresa Braskem, e Dora Coe de Oliveira e Wendel Rodrigues Cezário, da Petrobras.

 

2º lugar – Projeto “Uso de algas filamentosas, processo de obtenção de celulose, celulose e papel”

Autor: Rogério Pietro Mazzantini e Alexandre Gomes Umeda da RPM, empresa de Santo André. A invenção resultou em patente adotada pela UFABC.

 

3º lugar – Projeto “Desenvolvimento de Elementos Construtivos em Soloplastico” 

Autores: José Niudo de Freitas e Clayton Noronha de Freitas, da Recibras – Recicladores do Brasil, cooperativa de reciclagem localizada em Santo André. 

 

Categoria “Universidade e Instituto de Pesquisa – Solução Tecnológica”

1º lugar – Projeto “Método fotoquímico verde para a síntese de peróxido de hidrogênio e nanopartículas metálicas”

Autoras: Érica Gislaine Aparecida de Miranda – cursando Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na UFABC, e professora Iseli Lourenço Nantes, orientadora do projeto.

 

2º lugar – Projeto “Planta piloto para aplicação na degradação de poluentes orgânicos”

Autores: Vanessa da Silva Antonin – cursando Doutorado em Ciência e Tecnologia Química na UFABC, e professor Mauro Coelho dos Santos, orientador do projeto.

 

3º lugar – Projeto “Modelo Computacional para Tecidos”

Autores: Érika Tiemi Sato – cursando Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na UFABC, e professor Herculano da Silva Martinho, orientador do projeto. 

 

 Foto: 1, 2 e 3) Ganhadores Categoria EMPRESA – Inovação Tecnológica, primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. 4,5 e 6) Vencedores Categoria UNIVERSIDADE E INSTITUTO DE PESQUISA, primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. 7)  Reitor Klaus Capelle e  Prof Dr. Fernando Galembeck.

Go to top