O Prêmio UFABC de Inovação teve em 2016 a realização de sua terceira edição. Idealizado através da Agência de Inovação da UFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de  inovações tecnológicas. 

Os inscritos submeteram os seus projetos e toda a documentação comprobatória até o dia 20/09/2016, e a partir desta data, tiveram seus projetos julgados por uma comissão de professores com atuação em diversas áreas, para melhor julgar os diferentes projetos. No dia 20/10/2016, ocorreu no Bloco A do Campus Santo André da UFABC a cerimônia de Premiação.

No inicio da Cerimônia de Premiação, houve uma homenagem ao Prof. Dr. Rogério de Cézar de Cerqueira Leite, em reconhecimento à sua relevante contribuição no campo de Ciência Tecnologia e Inovação do Brasil.

Em sua primeira parte, os pesquisadores e alunos da UFABC que desenvolveram projetos que resultaram em propriedade intelectual, foram homenageados recebendo troféu e certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Em seguida, realizou-se a entrega dos inscritos nas categorias contempladas pelo edital.


Participaram do Prêmio empresas, universidades e instituições de pesquisa com atuação no Grande ABC, desde que desenvolveram sua tecnologia ou inovação entre o início de 2015 e o primeiro semestre de 2016. Foram 3 categorias:

  • UNIVERSIDADE E INSTITUTO DE PESQUISA – Solução Tecnológica 
  • EMPRESA – Inovação Tecnológica
  • EMPRESA – Ambiente para Inovação

Conheça abaixo os vencedores da terceira edição do Premio UFABC de Inovação:

Categoria UNIVERSIDADE E INSTITUTO DE PESQUISA – Solução Tecnológica: Reconhece projetos de desenvolvimento de soluções tecnológicas na forma de produtos, processos, metodologias e/ou serviços novos ou significativamente modificados com potencial para lançamento comercial no mercado.   

Vencedores:

1º lugar - Nanoestruturas peptídicas semicondutoras para aplicações como sensor de marcadores biológicos - Sergio Kogikoski Jr - UFABC

2º lugar - Projeto de compensadores pelo método da resposta de frequência: Uma interface interativa - Fernando Henrique Gomes - UFABC

3º lugar - Cateter para limpeza de ópticas cirúrgicas durante a realização de procedimentos cirúrgicos - Alessandra Rodrigues Silva - Faculdade de medicina Santa Marcelina.


Categoria EMPRESA – Inovação Tecnológica: Reconhece inovações tecnológicas que contribuíram para o aumento dos níveis de competitividade das empresas. São iniciativas que buscaram a criação, adequação ou aprimoramento de produtos e processos lançados no mercado, novos ou significativamente melhorados.

Vencedores:

1º lugar - Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, terceira geração de células fotovoltaicas - CSEM Brasil

2º lugar - A nanotecnologia e a remediação in situ de solo e a água subterrânea - Go Tratch

3º lugar - Proteção contra acidentes por vazamento de gás - Leandro Caetano Luna


Categoria EMPRESA AMBIENTE PARA INOVAÇÃO: Reconhece empresas cujos ambientes organizacionais oferecem estruturas e cultura empresarial para a geração de inovação tecnológica.

Não houve premiados.

 


 

Foto: Acima da esquerda para a direita: Profa. Dra. Anapatrícia Morales Vilha, diretora da Agência de Inovação - Prof. Dr. Klaus Capelle, reitor da UFABC - Joaquim Celso Freire, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Abaixo da esquerda para a direita: Dra. Luciana Cezar de Cerqueira Leite, filha do homenageado Prof. Dr. Rogério - Sergio Kogikoski, ganhador do Premio UFABC de Inovação, Prof. Dr. Suel Eric Vidotti (centro) e Profa Anapatrícia Morales Vilha.

Go to top