Organizada por ocasião da 12ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coordenada pelo Ministério da ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo tema foi “Luz, Ciência e Vida”, a Semana de Ciência Tecnologia e Inovação do Grande ABC foi oferecida nas dependências da Universidade Federal do ABC e promoveu palestras e debates com palestrantes de renome nacional e internacional dos setores público e privado, com a finalidade de discutir questões ligadas à:

  • Grupos de Pesquisa do Grande ABC 
  • Open Innovation: Conectando universidades e empresas
  • Desenvolvimento de projetos para submissão no PIPE/FAPESP
  • Luz como ferramenta para ciência, tecnologia e inovação
  • Uso Estratégico de Patentes em Negócios, com Foco em Informações Tecnológicas

Público-alvo:

Poder público local e nacional, profissionais do setor empresarial, entidades de classe industrial, sindicatos, pesquisadores de universidades.

Confira abaixo como foi a programação das atividades durante a edição 2015 da Semana de Ct&I do Grande ABC.


19/10/2015 e 20/10/2015 - UFABC para todos

Local: Campus São Bernardo do Campo - Rua Arcturus 03 - Jardim Antares  

Horário para visitação: Matutino: das 8h30 às 12h | Noturno: das 19h às 22h

Este é um momento muito importante, em que os estudantes do ensino médio, professores, gestores escolares e todos os demais interessados são especialmente convidados a conhecer a UFABC, dialogar com estudantes universitários, professores e técnicos administrativos que estudam ou trabalham na Universidade. Serão apresentados todos os nossos cursos, haverá atividades culturais e muito mais. Serão dois dias de experiência universitária para todos!


21/10/2015 - Fórum dos Grupos de Pesquisa do Grande ABC 

Local: Campus Santo André - Bloco A | Auditório 111-0   

Horário: 09:00 às 12:00   

Objetivo: O Fórum dos grupos de pesquisa tem por objetivo fomentar a interação da agenda de pesquisa de grupos de professores e pesquisadores das instituições de ensino da região do ABC. Organizada em sessões temáticas, o fórum dos grupos de pesquisa realizará sessões paralelas para grupos de pesquisa inscritos no evento, que apresentem experiências de pesquisa e projetos de pesquisa nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação.


21/10/2015 | Solenidade de Abertura

 Local: Campus Santo André - Bloco A | Auditório 111-0    

Horário: 14:00

Solenidade Oficial de Abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC 2015.

-Dácio Roberto Matheus - Vice-reitor da Universidade Federal do ABC

-Luis Paulo Bresciani - Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

-Giovanni Rocco - Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

-Daniel Pansarelli - Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do ABC

 -Anapatricia Morales Vilha - Coordenadora da Agência de Inovação da UFABC


21/10/2015 | Mesa redonda | "Open Innovation: Conectando universidades e empresas" 

Horário: 14:30 às 17:30  

Objetivo: Discutir os limites e as possibilidades da abordagem da "open innovation”, os mecanismos pelos quais podem ser identificados, desenvolvidos e comercializados produtos e serviços inovadores em parceria".

-Wagner Alves Carvalho -  Doutorado Acadêmico Industrial | UFABC

-Leonardo Garnica -  Coordenador do Comitê Interação ICT-Empresa | ANPEI e gerente científico para Sistemas de Inovação na Natura 

-Maria Luiza Oller - Plataforma ITEC |  Desafios e Soluções Tecnológicas

-Maria Beatriz Bonacelli - Departamento de Política Científica e Tecnológica | DPCT - IG -  Unicamp  

Moderadora: Anapatricia Morales Vilha - Coordenadora da Agência de Inovação da UFABC


22/10/2015 | Rota Tecnológica 1 (Oficina) - “Desenvolvimento de projetos para submissão no PIPE/FAPESP” 

Local: Campus Santo André - Bloco A | sala 002 - Piso Térreo   

Horário: 09:00 às 12:00 

O Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) destina-se a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa selecionados para apoio no PIPE deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com pequenas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização. Participe da oficina, aprenda mais sobre o programa e como submeter projetos. 

 Docente: Lúcio Angnes - Coordenação Adjunta | Pesquisa para Inovação FAPESP 

Químico Industrial formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1978) Mestre (1981) e Doutor (1987) em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP), Livre docente e Professor Titular (2002) do Instituto de Química da USP. 

Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado do Novo México (1990-1992), nos EUA como bolsista FAPESP sob supervisão do Prof. Joseph Wang, onde desenvolveu estudos nas áreas de sensores e biossensores. 

É pesquisador 1-A do CNPq, autor de mais de 120 artigos científicos, 2 patentes, de capítulos de livros e é membro do corpo editorial dos periódicos Biosensors & Bioelectronics, Electroanalysis, Journal of Pharmaceutical Research e Tecno-Lógica.  


22/10/2015 |  Mesa redonda: “Luz como ferramenta para ciência, tecnologia e inovação."

Local: Campus Santo André - Bloco A | Auditório 111-0

Horário: 14:30 às 17:00

Objetivo: Apresentar ao público geral, como a luz pode ser utilizada como instrumento útil na promoção de avanços em distintas áreas da ciência e da tecnologia, por exemplo, em comunicações. A luz pode ser utilizada como ferramenta para terapias diversas e também como instrumento diagnóstico de inúmeras patologias. Avanços nesta área prometem revolucionar os métodos convencionais de tratamento e prevenção de doenças.  O debate também contemplará o tema "Luz e vanguarda científica" - apresentando ao público, como a luz tem sido utilizada para instrumento de avanço da fronteira do conhecimento tecnológico impulsionando descobertas sem precedentes. Computação Quântica e Óptica Quântica são áreas que servem de exemplo, que prometem revolucionar vários aspectos da sociedade em um futuro próximo.

-Hélio Waldman - Universidade Federal do ABC | UFABC

-Denise Zezell - Comissão Nacional de Energia Nuclear | CNEN

-Luiz Davidovich - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

 Moderador: Lúcio Campos Costa - Universidade Federal do ABC  


22/10/2015 - Prêmio Excelência Acadêmica UFABC

Local: Campus Santo André - Bloco A | Auditório 211-0

Horário: 16:00 às 17:00   

Nossa Universidade tem a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico como pilares imprescindíveis entre suas atividades-fim. Estes, por sua vez, vão além da publicação de trabalhos, livros e artigos, os quais possivelmente são as atividades mais comuns. A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico também podem produzir patentes e gerar impacto social, seja pelo seu desenvolvimento, seja pela realização de atividades científicas, tais como congressos e workshops. Outra atividade estreita e diretamente relacionada à pesquisa e desenvolvimento é a formação de recursos humanos altamente qualificados, advinda da atividade de orientação e formação de mestres e doutores.

Com o intuito de valorizar a atividade científica dos docentes da UFABC, a Pró-Reitoria de Pesquisa sente a necessidade de se criar uma premiação individual para pesquisadores nas mais diversas áreas de atuação dentro da Instituição.

Visando o reconhecimento prioritário das atividades de pesquisa, mas também daquelas de extensão, graduação e administração, a PROPES instituirá, a partir de 2015, o Prêmio de Excelência Acadêmica da UFABC.

A PROPES pretende vincular a premiação, num primeiro momento, às atividades de pós-graduação dos docentes. Dessa forma, solicitaremos que cada coordenação de pós-graduação selecione, com base em critérios objetivos fornecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, até 3 (três) docentes para concorrer ao prêmio. O(s) selecionado(s) deverá(ão) preparar um memorial (o modelo está disponível no site da PROPES). A relação dos finalistas e os respectivos memoriais deverão ser encaminhados a nós pelo coordenador do curso de pós-graduação. A partir deste momento, cuidaremos da análise ad hoc dos selecionados.

Cabe ressaltar que os programas podem não indicar finalistas e, mesmo em caso de indicação, a assessoria ad hoc pode recomendar pela não-premiação.


23/10/2015 | Rota Tecnológica 2 (Oficina) - “Uso Estratégico de Patentes em Negócios, com Foco em Informações Tecnológicas” 

Local: Campus Santo André - Bloco A | sala 002 - Piso Térreo   

Horário: 09:00 às 12:00  

Uso Estratégico de Patentes em Negócios, com Foco em Informações Tecnológicas: Tem como objetivo apresentar aos participantes formas de utilização de patentes e informações nelas contidas de maneira estratégica em projetos de pesquisa, inovação e em negócios. Para tanto, será feita inicialmente uma rápida revisão sobre patentes. Em seguida, serão abordados temas como: estudos de patenteabilidade e liberdade de comercialização, mapeamento de segmentos tecnológicos, invenção estratégica, patenteamento estratégico e identificação e monitoramento de potenciais concorrentes e parceiros.

Docente: Henry Jun Suzuki

Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor colaborador sobre inovação e propriedade intelectual em diversos programas, incluindo o EducAnpei e cursos da própria Axonal e de empresas parceiras. Co-inventor das Clever Caps (www.clevercaps.com.br).

 


23/10/2015 | Prêmio UFABC de Inovação - Cerimônia de Premiação

Local: Campus Santo André - Bloco A | Auditório 111-0

 Horário: 14:00

Em sua segunda edição, o Prêmio UFABC de Inovação – idealizado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, através de sua Agência de Inovação – InovaUFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC, já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de inovações tecnológicas.

Realização

Nossas redes sociais

 

   

Como chegar?

 A entrada para o estacionamento desta unidade da UFABC fica situada na Rua Abolição, na parte de trás do campus. Para mais informações clique aqui.