Local: Sumaré – SP

Horário: 10 horas

A Visita Técnica à 3M permitirá observar o ambiente real de uma empresa referência no gênero de inovação tecnológica em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica e organização.

Local de saída do Transporte: Bloco A, Subsolo, próximo às catracas.

Horário de saída do transporte: 7:00 – Saída efetiva às 7:15


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A |Auditório 111-0

Horário: 10 Horas

Palestrante:

- Profa. Dra. Neusa Serra

- Prof. Dr. Julio Facó

- Profa. Dra. Maria de Lourdes Fonseca

- Me. Leonel de Miranda Sampaio

Moderador: Prof. Dr. Ramon Garcia Fernandez (Professor no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC)

Objetivo: Discussão a respeito do grupo articulado de instituições dos setores público e privado cujas atividades e interações geram e difundem novas tecnologias, sendo a inovação e o aprendizado seus aspectos cruciais.


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A |Auditório 111-0

Horário: 14hs

- Dr. Rafael Leite Pinto de Andrade (Chefe do Serviço de Suporte à Propriedade Intelectual SESPI / DCOI - CNPq)

- Prof. Dr. Roberto Marcondes (Coordenação do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - FAPESP)

- Moderador: Profa. Dra. Anne Cristine Chinellato (Coordenadora de propriedade intelectual da agência de inovação da UFABC)

Objetivo: Discutir as tendências dos desafios ao desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e a geração de patentes no Brasil e no mundo.


Local: Cajamar – SP

Horário: 9 horas

A Visita Técnica permitirá conhecer uma das organizações nacionais mais inovadoras do país que se posiciona no mercado a partir do conceito de sustentabilidade.

Local de saída do Transporte: Bloco A, Subsolo, próximo às catracas.

Horário de saída do transporte: 6:00 Saída efetiva às 6:15


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A |Auditório 111-0

Horário: 9 horas

Objetivo: Neste minicurso serão abordados os fundamentos da técnica, preparo de amostra e aplicação.

Palestrantes:

- Fabiana Roberta Segura, Fernanda Pollo Paniz, Tatiana Pedrón (Programa de pós-graduação em ciência e tecnologia/química da UFABC)


Local:UFABC Campus Santo André | Bloco A | Auditório 113-0

Horário: 10 horas

Objetivo: Fomentar a interação da agenda de pesquisa de grupos de professores e pesquisadores das instituições de ensino da região do ABC. Organizada em sessões temáticas, o fórum dos grupos de pesquisa realizará sessões paralelas para grupos de pesquisa inscritos no evento, que apresentem experiências de pesquisa e projetos de pesquisa nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Grupos de Pesquisa:

Tecnologias em Saneamento Ambiental – Prof. Dr. Eduardo Lucas Subtil

Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos – Prof. Dr. Fábio Marques Simões de Souza

Percepção Musical - Profa. Dra. Graziela Bortz

Biotecnociência e Biofotônica (Gbiof) - Prof. Dr. Herculano da Silva Martinho e Prof. Dr. Antonio Alvaro Ranha Neves

Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica - Prof. Dr. Airton Abrahao Martin

Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas de sólidos - Prof. Dr. Pascoal Jose Giglio Pagliuso


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A |Auditório 111-0

Horário: 14 horas

Objetivo: Debate sobre os alimentos geneticamente modificados em laboratórios integrando tecnologia, sustentabilidade, segurança alimentar e consumo.

- Dr. Jorge Mauricio Costa Mondego (Pesquisador científico V - IAC)

- Prof. Dr. Flavio Finardi Filho (Departamento de alimentos e nutrição experimental - USP)

- Prof. Dr. Marcelo Augusto Christoffolete (Professor Adjunto,Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) - UFABC)

Moderador: Prof. Dr. Arnaldo dos Santos Júnior (Coordenador de transferência de tecnologia da agência de inovação da UFABC)


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A |Auditório 111-0

Horário: 9 horas

Objetivo: Abordagem das principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

- Palestrantes:

- Fábio Martins Fernandes (Engenheiro Senior de Automação - Bosch Rexroth.The Drive & Control Company)

- Wellington Martins de Oliveira (Chief Engineer Office - Systems Engineering - CSEP)

- Marcus Daniel Gorisch (Gerente Engenharia de Manufatura Pintura e Montagem Final da Volkswagen do Brasil)

Moderador: Profa. Dra. Debora Maria Rossi de Medeiros (Coordenador de inteligência estratégica da agência de inovação da UFABC)


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A | Em frente ao Auditório 111-0

Horário: 14 horas

Objetivo: Apresentar a empresas e outras instituições soluções tecnológicas desenvolvidas por docentes e discentes da UFABC visando potenciais interações, como licenciamentos, pesquisa colaborativa e outras parcerias.  


Local: UFABC Campus Santo André | Bloco A | Em frente ao Auditório 111-0

Horário: 14 horas

Objetivo: Reconhecer e divulgar esforços inovadores já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizado por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa.

Homenageado: Rogerio Cezar de Cerqueira Leite, engenheiro eletrônico pelo I.T.A. (1958), doutorado em Física pela UNIVERSIDADE DE PARIS (SORBONNE ? 1962), trabalhou como pesquisador nos Laboratórios da BELL de 1962 até 1970. Lecionou no I.T.A., na UNICAMP e na UNIVERSIDADE DE PARIS (Professeur d´echange). Foi agraciado com a COMENDA DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO DA FRANÇA, com a CÁTEDRA DA UNIVERSIDADE DE MONTREAL, CANADÁ, com a Ordem NACIONAL DO MÉRITO CIENTIFICO (GRAU GRÂ-CRUZ) e com o Título de Pesquisador EMÉRITO do CNPq. Foi diretor dos INSTITUTOS DE FÍSICA e ARTES e Coordenador Geral das Faculdades da UNICAMP. É PROFESSOR EMÉRITO dessa mesma Universidade, da qual foi Professor Titular de 1970 a 1987. Publicou 80 trabalhos em revistas especializadas, foi editor da SOLID STATE COMMUNICATIONS, editada em OXFORD (Inglaterra), de 1974 a 1988, e ?referee? de cerca de 20 revistas internacionais. Obteve cerca de 3.000 citações em revistas científicas de impacto, de acordo com o ?Science Citation Index?. Foi Vice-Presidente Executivo da Companhia Paulista de Força e Luz (1982 a 1986). É membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo desde 1978 e escreveu além de textos técnicos, vários livros sobre assuntos polêmicos tais como a atuação das multinacionais, o programa nuclear, o nacionalismo, o ensino superior, a transferência de tecnologia. Publicou mais que dois mil artigos em jornais. Publicou também livros sobre Física dos Sólidos, sobre Música, sobre riquezas naturais (Quartzo, Nióbio, Álcool, etc.) e, mais recentemente, sobre Energia. Foi membro do grupo de trabalho de Energia da União Internacional de Física Pura e Aplicada-IUPAP, é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e é Presidente do Conselho de Administração do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais) constituído pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Laboratório Nacional de Biociências, Laboratório Nacional de Nanotecnologia e Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, sendo também Presidente de Honra da Instituição. Foi membro de vários Conselhos de entidades científicas , inclusive SBPC, FAPESP, Fundação Padre Anchieta (TV pública). Consultor de várias agências estatais (FINEP, Sec. Tec. Industrial, etc.) e organizações privadas. Missões Internacionais (Japão, França, Inglaterra e China). Criou e dirigiu por 20 anos a CODETEC, empresa privada que além de desenvolver mais de uma centena de projetos para diferentes agências federais e estaduais, empresas privadas, etc., criou a primeira Incubadora Tecnológica do Brasil (1975-76). Planejou e instituiu a CIATEC, Companhia de Desenvolvimento do Tecnopolo de Campinas, o primeiro parque tecnológico planejado do globo. Criou ou contribuiu para a criação de várias empresas e organizações de centro tecnológico, tais como a PST Eletrônica S.A., a ASGA, a Softex 2.000 Campinas, etc.


Realização