Quarta-feira 24/10 - 14:30 | Inovação e desdobramentos econômicos e sociais

Resumo: A geração de inovações na forma de novos produtos, processos, serviços aos mercados promove uma dinâmica que promove um permanente estado de inovação, substituição de produtos e criação de novos hábitos de consumo, tornando-se um elemento crítico na luta concorrencial de empresas e países. É inegável o impacto do avanço tecnológico na vida das pessoas, assim como dilemas morais, sociais, ambientais e econômicos em que ela nos envolve. Atualmente, há diversos debates sobre o impacto que os avanços da tecnologia e inovação impõem ao capitalismo, à sociedade e ao meio ambiente. Nessa perspectiva, o debate tem o objetivo de discutir as consequências econômicas, sociais e ambientais que a dinâmica da inovação oferece nos mercados.
 
 
Palestrantes: 
 
Edílson da Silva Pedro - Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC
 
Prof. Dr. Ramon Vicente Garcia Fernandez - CECS - Universidade Federal do ABC
 
 
Moderação: Anapatrícia Morales Vilha - Universidade Federal do ABC
 
 
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar 

Quinta-feira 25/10 - 10:00 | Seminário: "Desenvolvimento econômico do grande ABC: Trajetória e perspectivas"

Resumo: O seminário discutirá a trajetória do Desenvolvimento Econômico do Grande ABC sob o contexto da dinâmica tecnológica e produtiva da região, à luz de elementos políticos e econômicos para ciência, tecnologia e inovação.
 
Debatedores:
Jefferson Conceição - Universidade de São Caetano do Sul - USCS
Francisco Ruiz - COFIP ABC - Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do Grande ABC
Ronaldo Tadeu Ávila de Paula - Prefeitura de Santo André
Donizete Duarte da Silva - CIESP Diadema
Paulo Lage - ex-sindicato dos Quimicos e Ex Agência de Desenvolvimento Econômico
Rafael Marques - ex-sindicato dos Metalúrgicos e Ex Agência de Desenvolvimento Econômico
Flavio Chantre - Brasken
Antonio Carlos - Recibla BR
Ciomar Okabayashi - Secretaria de Desenvolvimento de Mauá e Ex Agência de Desenvolvimento
Wellington Messias Damasceno - Sindicato dos Metalúrgicos de SBC
Edison Serbino - Volkswagem 

Mediação: Profa. Dra. Anapatrícia e Sandro Maskio
 
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar

Quinta-feira 25/10 - 14:00 | Minicurso de prospecção tecnológica: Como obter informações tecnológicas para inovar na pesquisa?

Resumo: O minicurso visa capacitar docentes, discentes e pesquisadores em geral para a obtenção de informações tecnológicas de patentes e a utilização destas como insumo à P&D de forma a possibilitar a concretização de pesquisas inovadoras com potencias resultados de impacto econômico e social.
 
A versão estendida do curso é fruto de um trabalho de mestrado desenvolvido por um técnico da InovaUFABC na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.
 
O curso é composto por materiais didáticos digitais e será ministrado em laboratório de informática.
 
Serão oferecidas 40 vagas. Havendo mais demanda do que vagas estas serão alocadas da seguinte forma: 15 para docentes, 15 para discentes da pós-graduação e 10 para alunos de graduação, técnicos administrativos, pesquisadores colaboradores e visitantes.
 
Não perca esta oportunidade. Inscreva-se por meio do formulário abaixo!
 
Vagas: 40
 
Palestrante: Luiz Fernando Baltazar - InovaUFABC 
 
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, Laboratório L409-2 - 4° andar, torre 2.

Sexta-feria 26/10 - 10:00| Contribuições dos incentivos fiscais da Lei do Bem para P&D+I no Brasil

Resumo:  A Lei n. 11.196/05, conhecida como Lei do Bem, em seu terceiro capítulo, criou o uso de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem ou contratarem pesquisa e desenvolvimento e inovação tecnológica, sobre as quais incidem os riscos tecnológicos que o Estado se propõe a compartilhar.

Diante deste contexto, esta sessão oferecerá uma palestra que discutirá o cenário, os limites e os benefícios do marco regulatório de incentivos fiscais relacionados à Lei do Bem. Discutirá também a perspectiva das empresas no uso e acesso aos incentivos da Lei do Bem e o tratamento de projetos público-privados.

Ao final da palestra, será realizado o lançamento do livro: Contribuições dos Incentivos Fiscais da Lei do Bem para P&D+I no Brasil assinado pela UFABC e MCTIC e organizado por Anapatrícia Morales Vilha, Alvaro Prata e Fabio Ferreira com a participação de vários autores especialistas no assunto.

 
Palestrantes: Jorge Campagnolo (diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC)
 
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar

Sexta-feria 26/10 - 14:30 | Prêmio UFABC de Inovação 

Resumo: Em sua quinta edição, o Prêmio UFABC de Inovação – idealizado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, através de sua Agência de Inovação – InovaUFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC, já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de inovações tecnológicas.

Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar 

 

 

Confira a lista dos homenageados no Prêmio UFABC de Inovação, realizado em 26 de outubro de 2018.

 

Prêmio Referência em Inovação: Adelaide Maria de Souza Antunes

 

 

Inventores Homenageados Reconhecimento pela contribuição no desenvolvimento
Fabio Furlan Ferreira e Kelly Kelly Cristina de Lira Lixandrão em   produtos e processos para o setor produtivo a partir da interação entre Universidade e Empresa
Wendel Andrade Alves e Clovis Ananias da Silva em produtos e processos para o setor produtivo a partir da interação entre Universidade e Empresa
Amedea Barozzi Seabra, Martha Simões Ribeiro, Ronei Miotto, Fernanda Viana Cabral e Milena Trevisan Pelegrino da patente "Nanopartículas de quitosana contendo ácido S-nitrosomercaptossucínico no combate à leishmaniose cutânea"
Wagner Alves Carvalho, Pedro Sérgio Fadini, Antonio Aparecido Mozeto e Gabriela Tuono Martins Xavier da patente "Produção de adsorvente de fósforo a
partir de bentonita modificada com ferro"
Fabio Furlan Ferreira e Vânia Mendes do Prado Ramos da patente “Rota de síntese via mecanoquímica de um sal híbrido derivado do artesunato e mefloquina”
Anne Cristine Chinellato, Flávia Leticia Silva Freitas e Sandra Andrea Cruz da patente "Modificação de poliésteres para proteção contra o início de processos de degradação termo-oxidativos"
Fabio Furlan Ferreira e Kelly Cristina de Lira Lixandrão da patente "Compósito de polipropileno e pó de borracha de pneu para utilização no encapsulamento de motor"
Vinícius Cifú Lopes e Denis da Silva Santos do programa de computador "Samunidet plus hair dye calc"
Vinícius Cifú Lopes e Aline Guarnieri Gubitoso do programa de computador "Toboggan Cascading Matchmaker"
Francisco de Assis Zampirolli e Valério Ramos Batista do programa de computador "WFRCP - Optmal Walk Finder for Robotic Cleaning of Reflection Pools"
Rafael Celeghini e Paulo Ricardo Araujo de Oliveira do programa de computador "FDT-VR" e "MOHR2D-VR"
Edmarcio Antonio Belati, William Moretti da Rosa e Julio Carlos Teixeira do programa de computador "ANAGED - Análise de Alocação de Geração Distribuída"
Roberto Asano Junior e Patrícia Teixeria Leite Asano do programa de computador "poshSim"
Rodolfo Sbrolini Tiburcio e Ana Maria Pereira da marca "LACABIO"
Patrícia Teixeria Leite Asano e Roberto Asano Junior da marca "LabBITS" e "Energ.IA"

Realização