Quarta-feira 24/10 - 14:30 | Inovação e desdobramentos econômicos e sociais

Resumo: A geração de inovações na forma de novos produtos, processos, serviços aos mercados promove uma dinâmica que promove um permanente estado de inovação, substituição de produtos e criação de novos hábitos de consumo, tornando-se um elemento crítico na luta concorrencial de empresas e países. É inegável o impacto do avanço tecnológico na vida das pessoas, assim como dilemas morais, sociais, ambientais e econômicos em que ela nos envolve. Atualmente, há diversos debates sobre o impacto que os avanços da tecnologia e inovação impõem ao capitalismo, à sociedade e ao meio ambiente. Nessa perspectiva, o debate tem o objetivo de discutir as consequências econômicas, sociais e ambientais que a dinâmica da inovação oferece nos mercados.
 
Palestrantes: 
 
Edílson da Silva Pedro - Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC
 
Prof. Dr. Ramon Vicente Garcia Fernandez - CECS - Universidade Federal do ABC
 
Moderação: Anapatrícia Morales Vilha - Universidade Federal do ABC
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar 

Quinta-feira 25/10 - 10:00 | Seminário: "Desenvolvimento econômico do grande ABC: Trajetória e perspectivas"

Resumo: O seminário discutirá a trajetória do Desenvolvimento Econômico do Grande ABC sob o contexto da dinâmica tecnológica e produtiva da região, à luz de elementos políticos e econômicos para ciência, tecnologia e inovação.
Debatedores:
Jefferson Conceição - Universidade de São Caetano do Sul - USCS
Francisco Ruiz - COFIP ABC - Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do Grande ABC
Ronaldo Tadeu Ávila de Paula - Prefeitura de Santo André
Donizete Duarte da Silva - CIESP Diadema
Paulo Lage - ex-sindicato dos Quimicos e Ex Agência de Desenvolvimento Econômico
Rafael Marques - ex-sindicato dos Metalúrgicos e Ex Agência de Desenvolvimento Econômico
Flavio Chantre - Brasken
Antonio Carlos - Recibla BR
Ciomar Okabayashi - Secretaria de Desenvolvimento de Mauá e Ex Agência de Desenvolvimento
Wellington Messias Damasceno - Sindicato dos Metalúrgicos de SBC
Edison Serbino - Volkswagem 

Mediação: Profa. Dra. Anapatrícia e Sandro Maskio
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar 
 

Quinta-feira 25/10 - 14:00 | Minicurso de prospecção tecnológica: Como obter informações tecnológicas para inovar na pesquisa?

Resumo: O minicurso visa capacitar docentes, discentes e pesquisadores em geral para a obtenção de informações tecnológicas de patentes e a utilização destas como insumo à P&D de forma a possibilitar a concretização de pesquisas inovadoras com potencias resultados de impacto econômico e social.
A versão estendida do curso é fruto de um trabalho de mestrado desenvolvido por um técnico da InovaUFABC na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.
O curso é composto por materiais didáticos digitais e será ministrado em laboratório de informática.
Serão oferecidas 40 vagas. Havendo mais demanda do que vagas estas serão alocadas da seguinte forma: 15 para docentes, 15 para discentes da pós-graduação e 10 para alunos de graduação, técnicos administrativos, pesquisadores colaboradores e visitantes.
Não perca esta oportunidade. Inscreva-se por meio do formulário abaixo!
Vagas: 40
Palestrante: Luiz Fernando Baltazar - InovaUFABC 
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, Laboratório L409-2 - 4° andar, torre 2.
 
 

Sexta-feria 26/10 - 10:00| Contribuições dos incentivos fiscais da Lei do Bem para P&D+I no Brasil

Resumo:  A Lei n. 11.196/05, conhecida como Lei do Bem, em seu terceiro capítulo, criou o uso de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem ou contratarem pesquisa e desenvolvimento e inovação tecnológica, sobre as quais incidem os riscos tecnológicos que o Estado se propõe a compartilhar.

Diante deste contexto, esta sessão oferecerá uma palestra que discutirá o cenário, os limites e os benefícios do marco regulatório de incentivos fiscais relacionados à Lei do Bem. Discutirá também a perspectiva das empresas no uso e acesso aos incentivos da Lei do Bem e o tratamento de projetos público-privados.

Ao final da palestra, será realizado o lançamento do livro: Contribuições dos Incentivos Fiscais da Lei do Bem para P&D+I no Brasil assinado pela UFABC e MCTIC e organizado por Anapatrícia Morales Vilha, Alvaro Prata e Fabio Ferreira com a participação de vários autores especialistas no assunto.

Palestrantes: Jorge Campagnolo (diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC)
 
Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar 
 


Sexta-feria 26/10 - 14:30 | Prêmio UFABC de Inovação 

Resumo: Em sua quinta edição, o Prêmio UFABC de Inovação – idealizado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, através de sua Agência de Inovação – InovaUFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC, já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de inovações tecnológicas.

Local: UFABC campus Santo André, bloco A, auditório 112-0 - 1° andar 

Inscreva-se aqui


Realização