Extensão

Como ações de extensão e responsabilidade social, neste ano a IV Semana das Engenharias da UFABC definiu trabalhar com um público adulto, para dar oportunidade para que conheçam a universidade e participem de atividades acadêmicas.

Os convidados das atividades da manhã serão os adultos na melhor idade, familiares e alunos da UFABC. Serão oferecidas atividades acadêmicas, mostrando alguns temas de projetos desenvolvidos por alunos e professores da UFABC. Os convidados do período da noite serão também os familiares dos nossos alunos, para que tenham a experiência de, em um dia, participar das atividades cotidianas dos discentes: uma palestra sobre a UFABC e uma atividade acadêmica, também sobre temas de projetos, além de um passeio dirigido pelo campus de Santo André. Ainda no período da noite, a Semana das Engenharias receberá os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) pertencentes à Secretaria Municipal de Ensino de São Bernardo do Campo, que cursam o ensino fundamental, para mostrá-los alguns trabalhos desenvolvidos na universidade, assim como apresentar uma palestra sobre a Universidade.

No último dia do evento, haverá ainda duas palestras de integração do nosso público com alunos e docentes da universidade, falando sobre curiosidades da vida acadêmica, com pesquisador renomado na área, e sobre como ganhar experiência e envelhecer de maneira saudável.

São parceiros da Semana das Engenharias apresentando atividades ao nosso público externo: a Pró-Reitoria de Graduação, a Escola Preparatória da UFABC (projeto da Pró-Reitoria de Extensão), as entidades acadêmicas Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro – AXIS, BAJA, LIZARD, ROCKET, NELIE, AIESEC, TAMANDUTECH, GPDA, IEEE; os cursos Engenharia de Materiais, Engenharia Biomédica e Engenharia de Gestão; os projetos de extensão “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos”, “Arandu” e “AtivaMente”, além de convidados externos: Dra Patricia Alessandri, Marta Barreto Junqueira e Dr. Rodolpho Vilhena de Moraes.

 

Para completar as atividades, há ainda uma campanha de doações para Instituições de Idosos escolhidas pelo grupo de extensão e responsabilidade social na região do ABC:

Lar Nossa Senhora das Mercedes em São Caetano do Sul
Casa Comunidade de Amparo Social Asilar, em São Bernardo do Campo
Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, em São Bernardo do Campo
Instituição Nosso Lar, em Santo André
Instituição Assistencial Casa do Caminho Ananias, em Santo André

Esperamos arrecadar itens de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis como arroz, feijão, café, açúcar, leite, óleo, pão de forma, chás, bolachas tipo maisena e água e sal, adoçante e produtos diet como gelatina, pudim, bolachas e biscoitos; sabonete líquido, desodorante spray, hidratante, lenços umedecidos, pomadas para assaduras, fraldas geriátricas, luvas descartáveis para procedimentos, e ainda detergente e papel toalha.

Os itens serão arrecadados durante o evento, separados e organizados de acordo com a demanda de cada uma das instituições e entregue pela equipe de extensão e responsabilidade social e voluntários em data a ser agendada com as instituições, após o término do evento.
Não deixe de contribuir!