Grupos Acadêmicos

AIESEC

Reconhecida pela ONU como a maior organização de jovens universitários do mundo e presente em 125 países, a AIESEC possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio.

Sua missão é possibilitar que os jovens descubram e desenvolvam seus potenciais de liderança para causar um impacto positivo na sociedade, através das oportunidades de liderança, intercâmbios profissional e voluntário e participação em um ambiente global de aprendizagem.

Dentre os programas da instituição, estão o Voluntario Global (Intercâmbio Social), Jovens Líderes (Liderança), Talentos Globais (Estágios Internacionais), Jovens Talentos (Experiências de Time) e Host (Hospedar um intercambista).

Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=8SZGnQ-VTFM
Página no Facebook: https://www.facebook.com/aiesec.abc
Site: www.aiesec.org.br

Colibri Helicopter Design

A equipe Colibri é uma entidade estudantil fundada no início de 2016 com o objetivo de despertar o interesse de estudantes da UFABC para a pesquisa e projeto na área de helicópteros, bem como representar a instituição em competições estudantis relacionadas à aeronaves de asas rotativas.

No ano passado, desenvolveram duas aeronaves que tinham como principal missão exercer voo pairado durante 24 horas na 34ª edição da Student Design Competition, uma competição internacional de projeto de aeronaves de voo vertical (VTOL), realizada anualmente pela American Helicopter Society.

Além dos projetos para a Student Design Competition, a equipe também projetou e construiu um simulador de controle de helicópteros!

Página no Facebook: https://www.facebook.com/colibriufabc/

UFABC Rocket Design

Desde sua fundação em 2010, a UFABC Rocket Design projeta e desenvolve foguetes experimentais com o objetivo de aprendizado extraclasse e participação em duas competições nacionais (Competição Brasileira Universitária de Foguetes e Festival Brasileiro de Minifoguetes) e uma internacional (Intercollegiate Rocket Engineering Competition).

A equipe é bicampeã na categoria de motores classe E do Festival Brasileiro de Minifoguetes, realizado anualmente no campus da UFPR, em Curitiba. Em 2015 participou da versão beta da Competição Brasileira Universitária de Foguetes, no Centro de Lançamento Barreira do Inferno, na qual conquistou o primeiro lugar.

No momento estão sendo desenvolvidos os projetos Hórus, visando a participação na categoria de apogeu fixo 1.000 m do V Festival Brasileiro de Minifoguetes, e Angra, visando a participação na 2ª Spaceport America Cup, com um foguete para apogeu de 10.000 pés (3.000 m).

Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=HNq3OROHcQI
Página no Facebook: https://www.facebook.com/ufabcrocketdesign/
Site: http://ufabcrocketdesign.com.br/

Baja UFABC

O projeto Baja SAE é a mais famosa competição estudantil de engenharia do país. São mais de 70 Equipes de todo o Brasil competindo anualmente há 20 anos.

O principal objetivo da Baja SAE Brasil é que as equipes desenvolvam e construam protótipos Off-Road para participar de provas teóricas e práticas.

As provas exigem muito do veículo, sendo a principal um enduro com quatro horas de duração.

Além disso a competição integra os estudantes às empresas, fazendo necessária a formação de parcerias com patrocinadores para que o Baja seja construído com sucesso.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/bajaufabc
Site: http://www.bajaufabc.com.br/

Enactus UFABC

A Enactus UFABC é uma organização sem fins lucrativos, parte de uma rede global, dedicada a inspirar estudantes a melhorar o mundo por meio de ação empreendedora. Fundada em 2014, atual campeã nacional de empreendedorismo social da rede Enactus, a entidade visa o empoderamento de pessoas, sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Atualmente, a entidade está desenvolvendo projetos relacionados a capacitação financeira, marketing, desenvolvimento de produto, melhoria da qualidade de vida, horta comunitária e incentivo ao esporte e a cultura.

Aliado ao impacto social, o trabalho realizado pela entidade promove um ganho de experiência pessoal e profissional, desenvolvendo habilidades em gestão de pessoas e projetos, liderança e teamwork.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/enactus.ufabc
Site: http://enactusufabc.com/

Ramo Estudantil IEEE UFABC

O IEEE é a maior instituição profissional do mundo dedicada a promover tecnologia em benefício da humanidade.

Dentre os ilustres nomes que já passaram pelo IEEE, temos: Thomas Edison e Alexander Graham Bell, ambos fundadores desta instituição, bem como William Hewelett (HP), Ivan Getting (criador do GPS), Edwin Catmull (Presidente do Wall Disney e da Pixar), Nikola Tesla e muitos outros.

A função do Ramo Estudantil é aproximar os estudantes universitários à essa importante instituição mundial.

Vídeo Institucional: http://ieeeufabc.org/ramo-estudantil/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/ieee.ufabc
Site: http://ieeeufabc.org

UFABC Júnior

A UFABC Jr. é uma empresa sem fins lucrativos que atua na realização de serviços e projetos de áreas interdisciplinares, tendo como principal missão proporcionar desenvolvimento profissional e pessoal aos membros, desafiando-os por meio de experiências empresariais e elaboração de soluções eficientes para nossos clientes, construindo um legado para a Empresa Júnior e para a comunidade.A empresa é constituída por sete áreas, sendo elas:

  • Administrativo-financeiro;
  • Gestão de Talentos;
  • Marketing;
  • Presidência;
  • Projetos;
  • Qualidade;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação.

A UFABC Jr. tem como foco as micro e pequenas empresas da região do ABC e de São Paulo, oferecendo os seguintes serviços:

  • 5S;
  • SERVQUAL;
  • Mapeamento de Processos;
  • Desenvolvimento de Websites;
  • Pesquisa de Imagem;
  • Gerenciamento de Mídias;
  • Planejamento e Controle Orçamentário.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/ufabcjr
Site: http://www.ufabcjr.com.br/