Ciclo de palestras cujo objetivo é divulgar o conhecimento e estimular o debate em áreas de interseção entre a música e outras disciplinas, especialmente a neurociência.
Projeto de extensão do grupo Neurociência e Música na UFABC, coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Vanzella.
Palestra do dia 22/03: Experiência Musical e a Capacidade de Reconhecer Emoções
A prática de um instrumento musical induz alterações estruturais e funcionais no cérebro, e há um interesse grande na ideia de que estas alterações podem trazer vantagens em competências não musicais – os chamados efeitos de transferência. Esta possibilidade tem sido investigada sobretudo no âmbito da perceção de fala e do QI. Embora as emoções e o contacto social sejam centrais em muitas atividades musicais, sabemos relativamente pouco sobre possíveis efeitos de transferência da prática musical para competências socio-emocionais. Nesta palestra apresentarei a linha de investigação que temos vindo a desenvolver sobre a forma como a prática musical se relaciona com a capacidade de reconhecer emoções em expressões vocais e faciais. Discutirei a importância de investigação longitudinal para o estabelecimento de relações de causalidade neste contexto, assim como a necessidade de delinearmos os mecanismos cerebrais subjacentes.
César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, e Investigador Associado Honorário do Institute of Cognitive Neuroscience da University College London. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação humana, com foco no processamento emocional de voz e de música. Publicou mais de 30 artigos em revistas como a Nature Reviews Neuroscience, Trends in Neurosciences, Brain, e Emotion, e faz parte do corpo editorial da Scientific Reports e Royal Society Open Science. O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.