Dialéticas da Violência e Extimidades da Política: 50 Anos de Contrarrevolução e Revolta de Herbert Marcuse.

  • Responsável: Professor Silvio Carneiro
  • Câmpus: São Bernardo do Campo
  • Local: Bloco Beta - Auditório 1
  • Data: de 06/12/2022 até 07/12/2022
  • Horário: 10:00 às 20:30
  • Descrição:

    Reler Contrarrevolução e a revolta 50 anos mais tarde convida-nos a uma reflexão sobre as relações entre a violência e a política. A violência pela libertação opõe-se à violência estrutural pelo domínio do capitalismo, que se perpetua reproduzindo um sistema de exploração e expropriação. Esta posição reivindica uma dialética da violência entre perspectivas de dominação e de libertação. Não é uma defesa cega da violência, mas um esforço crítico para pensar as fontes de revolta de encontro às frentes de contrarrevolução do establishment. Não significa uma justificação para qualquer violência, mas uma consideração sobre quão intrínseca é a relação entre a política e a violência. Pelo conceito lacaniano de “extimidade” convidamos a refletir sobre a relação entre política e violência. A violência como o “outro” da política expressa uma relação “êxtima” entre ambos. A política não é uma mera “negação” abstrata da violência. Ambas são tão “próximas” como “estranhas” uma da outra.
    Para tanto, operaremos os seguintes eixos:
    a) Dialética da violência: expondo questões sobre o conceito de “violência”, especialmente os aspectos duais da violência pela dominação e da violência pela libertação;
    b) Arte, Memória e Revolução: apresentando o debate sobre a “nova sensibilidade” como uma rearticulação para o campo simbólico nas lutas sociais, a memória histórica do imaginário político, e os corpos em conflito.
    c) Natureza, Violência e Política: remarcando uma epistemologia crítica anunciada pela violência e pela natureza como relação extimada com a representação política e a vida social.
    Estas propostas juntam-se ao esforço do projeto Extimacies: Teoria Crítica do Sul Global, apoiada pela Fundação Andrew W. Mellow. A dialética da violência e as Extimacies da política serão o último workshop internacional deste projeto, que ligou Teoria Crítica, Psicanálise, e Teoria Decolonial. Essa conferência internacional é também apoiada pela Sociedade Internacional Herbert Marcuse.

  • Necessita inscrição: Não
  • Link de divulgação: https://silviocarneiro.prof.ufabc.edu.br/pesquisas/extimidades-teoria-critica-desde-o-sul-global/extimidades-ufabc/dialectics-of-violence/

Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.