Prezados, envio nova submissão de formulário com os cartazes de divulgação, com o auditório e com pequenas alterações na descrição do evento, conforme segue:
No dia 16 de fevereiro o governo Temer anunciou a intervenção “federal” no Rio de Janeiro usando um dispositivo constitucional nunca utilizado desde a promulgação da atual Constituição Federal em 1988. Com a intervenção, a área da Segurança Pública (Polícia Civil, PM, Corpo de Bombeiros e Administração Penitenciária) passa a ser controlada diretamente por um interventor: pelo general Walter Souza Braga Netto do Exército.
A justificativa oficial da intervenção é “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública” que ocorre no Rio, no entanto, o Rio de Janeiro é o 10º estado mais violento do país, muito atrás de estados com problemas mais graves como é o caso do Rio Grande do Norte.
Além do ataque aos direitos e liberdades democráticas, como está ocorrendo com os mandatos de busca e apreensão coletivos nas favelas, durante o período de vigência da intervenção o governo não pode fazer mudanças constitucionais, o que significa que a reforma previdenciária não pode ser promulgada enquanto a intervenção estiver ocorrendo. Quais os objetivos do Estado e do governo com essa intervenção? Por que no Rio de Janeiro? Há a possibilidade de um golpe militar no país?
Essas são apenas algumas das questões que perpassam esse evento e que para discuti-las convidamos: Camila Nunes (BPP/UFABC), socióloga especialista em Segurança Pública e em crime organizado, Igor Fuser (BRI/UFABC), cientista político especialista em geopolítica da América Latina, e José Dalmo (Espaço Socialista), historiador e militante marxista que participou da luta contra a Ditadura Militar no Brasil.
O evento é aberto ao público. Participe e convide seus colegas.
A atividade será na segunda-feira, dia 26.03, às 17h30 no auditório 05 do Bloco Beta no câmpus São Bernardo do Campo da UFABC.
Realização: CABCH – Gestão Humaniza.
Apoio: NEEDDS/UFABC.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.