A biblioteca da Universidade Federal do ABC está com as exposições “A Cultura como ferramenta de Resistência Negra no Brasil”, organizada pelo professor André Sapanos, pós-graduado em Educação em Direitos Humanos pela UFABC, e “Itamar Clayton Ramati”, que reúne obras do artista Itamar Clayton Alves dos Santos.
A primeira exposição é resultado de um projeto realizado na Escola Estadual Visconde de Mauá que tem como objetivo causar reflexão sobre a importância da história do povo africano e a influência exercida por seu legado até os dias de hoje.
As obras elaboradas pelos alunos buscam trazer à memória a luta enfrentada pela população negra, apresentando peças de arte que são muito importantes para a valorização histórica de um povo e disseminação da ancestralidade. A proposta do professor em trazer a cultura africana para as salas de aula foi de grande importância, uma vez que tal atividade inseriu a Educação em Direitos Humanos no currículo pedagógico e instigou os estudantes a conhecerem melhor suas raízes.
“Itamar Clayton Ramati’ traz quadros feitos em madeira, forma como o artista tem se expressado ultimamente após ter criado um encanto pela beleza do contraste preto e branco que aparece nos detalhes.
Prestigie obras que relembram o legado da cultura africana no Brasil e trazem reflexão quanto à luta enfrentada pela população negra até hoje.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.