Como parte das comemorações dos 7 anos do Curso Educação em Direitos Humanos teremos na quarta-feira, dia 8 de dezembro, das 16h às 18h, a participação do EDH na I Semana de Direitos Humanos da Cidade de Guarulhos.
A realização do Festival também celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Nesta data, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O EDH estará presente com a Mesa de debates
Educação em direitos Humanos – A educação indígena.
Os povos indígenas tiveram seus ricos processos de compartilhamento dos saberes por caminhos muitos diversos de nossa experiência ocidental escolarizada. A educação indígena no Brasil, enquanto preocupação da comunidade educacional e das políticas públicas, é ainda muito incipiente. Trata-se de construir, no diálogo, o melhor dos processos das comunidades indígenas e o melhor dos saberes dos não-indígenas que compartilham hoje este desafio.
A educação indígena interessa à comunidade brasileira como um todo porque traz aspectos inovadores: o fato comunitário da educação, o fluxo do saber em ambiência de oralidade e corporeidade, a reverência aos mais velhos e ancestralidade, a centralidade da pessoa face à instituição, a circularidade, os conhecimentos pertinentes ao viver, a criança como portadora do saber que ainda não sabemos e não vivemos.
Contaremos com a presença de:
Assistente Social Vanuza Kaimbé – Técnica de enfermagem ,assistente social e militante indigenista Vanuza Kaimbé, de 50 anos, foi a primeira mulher indígena a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil.
Prof. Ms. Antônio Salvador Coelho – Professor orientador na Pós Graduação Lato Sensu Educação em Direitos Humanos/ UFABC. Participa da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo.
Profa. Dra. Lucia Helena Joviano – Professora orientadora na Pós Graduação Lato Sensu Educação em Direitos Humanos/ UFABC.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.