No dia 21/06/2017, na Sala 101 A (SA), ocorrerá o I Seminário da UFABC de Dislexia e TDAH no Ensino Superior: desafios no acesso e permanência. Teremos duas mesas, uma pela manhã sobre Dislexia e outra de tarde sobre TDAH. Nosso foco com a proposta deste Seminário é trazer para a Universidade dois pontos principais de debate:
Primeiro, a questão do acesso do/a aluno/a com Dislexia e TDAH na universidade. Nossa atenção está voltada aos critérios que possam subsidiar a política de cotas para pessoas com deficiência. Mesmo não se tratando de deficiências como o conceito clássico prevê, com a nova Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no. 13.146, 06 de julho de 2015), optamos por incluir alguns transtornos na política de cotas, como a Dislexia e o TDAH, pois estes têm impacto na trajetória escolar, podendo dificultar o acesso dos alunos e alunas nas Universidades. Esta é uma discussão que tem ocorrido em âmbito nacional em outras instituições públicas de ensino. Nesse sentido, estamos em processo de construção de referências sobre os critérios diagnósticos, os tipos existentes, o estabelecimento de graus (leve, moderado, grave) para melhor subsidiar a nossa política de cotas.
Já o segundo foco de nossa preocupação é trazer reflexões sobre que tipo de dificuldades o/a aluno/a com Dislexia e TDAH encontra na vida adulta escolar e quais as ferramentas que a Universidade pode oferecer como apoio à sua permanência, visando promover equidade nas oportunidades de acesso aos conteúdos e no desenvolvimento de cada aluno e aluna. Este debate apoiará o trabalho da Monitoria Inclusiva (hoje o Núcleo de Acessibilidade conta com 35 monitores/as inclusivos/as), que tem por objetivo o acompanhamento e apoio técnico aos alunos e alunas com deficiência da UFABC.
Diante de tais necessidades e da importância dos temas a serem debatidos, chamamos a Comunidade Acadêmica para comparecer no I Seminário da UFABC de Dislexia e TDAH no Ensino Superior: desafios no acesso e permanência.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.