O Projeto de Extensão Africanidades, Literatura Infantil e Circularidade – Batuclagem Diversas apresenta a II Formação de Arte-Educadores.
Este ano as oficinas serão ministradas por Nínive Caetano da Silva (Pesquisadora da Ciência e Cultura Africana) com aulas teóricas e oficinas práticas sobre os temas:
1. 26/04 – 14h às 18h30 – “Encontros e desencontros com as culturas africanas”
Ao estudarmos um continente multiétnico como a África, é importante ressaltar que não existe uma cultura africana única, mas diversas culturas que coexistem. O conhecimento de costumes de uma determinada região não se aplica em todos os países africanos, que se tornaram ainda mais complexos após a invasão europeia.
2. 03/05 – 14h às 18h30 – “Educar para se compreender a África: cosmogonia, cultura africana e interdisciplinaridade”
Em nossa sociedade algumas práticas de origem africana geram repúdio em parte da população que se deixa levar pela ignorância e preconceito. Antes de discutirmos o ensino das cosmogonias, pretendemos realizar a desconstrução de estereótipos atribuídos à África e ao povo africano e descendentes. Ao abordar as culturas africanas, é importante ressaltar conhecimentos interdisciplinares, entendendo a percepção de mundo de determinado grupo envolvendo a arte, conhecimentos da natureza, filosofia de vida e a relação entre os seres humanos e a natureza.
As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.do/africanidades2019
Número de vagas: 20
As oficinas acontecerão nos dias 26 de abril e 03 de maio, das 14h às 18h30.
Local: UFABC/Campus Santo André – Bloco A, Torre 3, sala S-309-3
Endereço: Av. dos Estados, 5001 Bangú, Santo André – SP.
A formação será gratuita e com certificado de 4 horas de participação por oficina.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.