II Semana de Direitos Humanos da UFABC

  • Responsável: Organização: PROAP e Comitê do Pacto Universitário de Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos da UFABC
  • Câmpus: Santo André
  • Local: Online (Plataforma Streamyard com transmissão pelo Canal Youtube da UFABC)
  • Data: de 16/12/2020 até 18/12/2020
  • Horário: 10:00 às 20:30
  • Descrição:

    II SEMANA DE DIREITOS HUMANOS DA UFABC
    16 a 18 de dezembro de 2020

    Organização: Comitê do Pacto Universitário de Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos da UFABC e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas

    Transmissão: youtube.com/ufabcvideos

    PROGRAMAÇÃO:

    16/12 – 10h às 12h30

    MESA DE ABERTURA: História e rumos do Pacto Universitário de Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos.

    Abertura: Magnífico Reitor da Universidade Federal do ABC Prof. Dr. Dácio Matheus

    Prof. Dr. Fernando Costa Mattos – Professor de Filosofia Moderna e Contemporânea na Universidade Federal do ABC, onde exerce, desde fevereiro de 2018, a Coordenadação da Editora UFABC (EdUFABC), tendo sido Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (2016 a 2018).

    Prof. Dr. Acácio Almeida – Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC); professor no curso de Relações Internacionais (BRI/UFABC); coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil / África (UFABC); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire) e membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC).

    Profa. Dra. Maria Gabriela Marinho – Professora Associada e Vice Diretora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC) foi eleita pelos pares para o quadriênio 2017-2021. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduação em Comunicação Social (UFMG/IMSP). Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC) entre 2016 e 2017.


    16/12 – 14h30 às 17h

    Mesa: PROINQ, Políticas Afirmativas e os Desafios da Universidade Pública

    Prof. Dr. Anderson da Silva Rosa – Professor Adjunto do Departamento Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Com-unidade: saúde, assistência social, educação e direitos humanos e do Projeto Periferia dos Sonhos. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais – credenciado pelo CNPq.

    Dra. Valdirene de Assis – Procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho. Tem experiência na área de Direito e Ciências Políticas, com ênfase em Direitos Humanos. Possui mestrado em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Lisboa (2007). É pós-graduada em Human Rights pela Universidade de Coimbra, atua na área de prevenção e combate à discriminação.

    Jibran Yopopem Patte – Membro da Coordenação REDE PROINQUI e coordenador da Linha de Pesquisa Ações Afirmativas e Assistência Estudantil para Indígenas do Núcleo de estudos e pesquisa ações afirmativas e assistência estudantil.

    Adélia Farias – Agricultora Assentada em Araras, agrônoma agroecológica. Fundadora e dirigente da OMAQUESP (Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo

    Elizabete Pinto – Professora Associada I da UFBA no Curso de Serviço Social da IPS-UFBA. Lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.

    Coordenação: Prof. Dr. Acácio Almeida – Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC); professor no curso de Relações Internacionais (BRI/UFABC); coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil / África (UFABC); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire) e membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC).


    16/12 – 17h às 18h

    Nota de repúdio: Saúde mental na berlinda: repúdio aos ataques à Rede de Atenção Psicossocial e em defesa do SUS

    Apresentação da Nota de Repúdio contra iniciativa do Ministério da Saúde de revogar portarias da Saúde Mental e desmontar o atendimento da Rede de Atenção Psicossocial.

    Coordenação: Seção Psicossocial da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas


    16/12 – 18h às 20h30

    Mesa: Africanidades e narrativas de luta e militância: Mulheres negras pelos direitos humanos

    Teatro Negro brasileiro: o perfil azeviche de militância negrocênica que a negritude criou

    Mabel Freitas – Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA) e integrante do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Católica de Salvador.

    Narrativas Invisibilizadas da Amazônia Quilombola

    Suane Brazão – Docente do Curso Africanidades/ UFABC. Atriz, dançarina, cantadeira, arte-educadora e quilombola.

    Desencarcera MG

    Maria Teresa – Articuladora da Frente Estadual pelo desencarceramento em MG.

    Mediadora: Marineusa Medeiros – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Comissão Africanidades/ UFABC.


    17/12 – 10h às 12h30

    Mesa: Desafios da Promoção da Acessibilidade no Ensino Superior

    Iasmim Camacho – Bacharelanda em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Monitora Inclusiva na UFABC desde 05/2019. Fundadora e representante da entidade estudantil Baile a tua Essência. Integrante do Clube de Astronomia de São Paulo e integrante da Liga de Saúde e Espiritualidade da UNIFESP.

    Juliana Sena – Tradutora e Intérprete de Libras /Português na UFABC (PROAP). Diretora de Tradução e Interpretação da Associação de Surdos de São Carlos (ASSC). Coordenadora do SinTUFABC.

    Otávio Lourenço da Silva – Estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Ciência da Computação da UFABC, Representante discente no DCE em 2017, voluntário em projetos voltados à acessibilidade, como Jogo Antártica e trabalhos de graduação. Aluno com deficiência visual congênita.


    17/12 – 14h30 às 17h

    Mesa: Pesquisas em Gênero, Raça e Sexualidades em Ciências Humanas e Sociais: demandas da sociedade refletidas na academia

    Profa. Dra. Alessandra Teixeira – Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2012) e Mestre (2007) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Advogada (1997). Pós-doutorado em Ciências sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2015). É coordenadora do grupo de pesquisas RESISTÊNCIAS. Controle social, Memória e Interseccionalidades, certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Como pesquisadora, atuou em diferentes projetos de pesquisa sobre sistema de justiça criminal, segurança pública, violência de gênero e sistema prisional, na Fundação Seade, IDDD, Instituto Sou da Paz e IBCCRIM. Áreas de atuação: prisões e história das prisões; práticas de controle e punição voltadas às mulheres; violência de gênero; desigualdades e interseccionalidades; violência institucional; memória e genealogia; juventude, crime e controle; política criminal e prisional.

    Prof. Dr. David Morales – Professor Adjunto IV da Universidade Federal do ABC – UFABC. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC- PRI/UFABC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC – CHS/UFABC. Professor do Bacharelado em Relações Internacionais e do Bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC – Doutor em Integração da América Latina (Práticas Políticas e Relações Internacionais) pela Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2008) Bolsista CAPES. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB (2005) Bolsista Programa Estudantes Convenio PEC-PG Brasil-Colômbia. Cientista Político pela Universidad Nacional de Colombia (2001). Possui graduação em Línguas Modernas: Espanhol-Inglês – Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas, Bogotá (1997). Tem experiência nas áreas de ensino de Segurança Internacional; Não Proliferação de Armas de Destruição em Massa; Meio Ambiente e Relações Internacionais; Teoria das Relações Internacionais; Relações internacionais da América Latina.

    Mediadora: Profa. Dra. Arlene Martinez Ricoldi – Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Está credenciada nos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, no qual atualmente exerce a função de coordenadora. É integrante do Comitê de Ética em Pesquisa. Temáticas de interesse: gênero, direitos humanos, feminismos e movimentos de mulheres, políticas públicas para mulheres, trabalho das mulheres, articulação trabalho e família, acesso ao ensino superior e interseccionalidades.


    17/12 – 18h às 20h30

    Refúgio e Racismo: o desafio das Universidades.

    Lançamento do livro produzido pela UFABC e o ACNUR “15 anos de Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: universidades e pessoas refugiadas”.

    Dr. William Torres Laureano da Rosa – Senior RSD Assistant do Alto
    Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Brasil,
    doutor em Relações Internacionais pela School of Global Studies da
    University of Sussex, Inglaterra e pesquisador do Instituto Nacional de
    Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os EUA (INCT-INEU) e do Centre
    for Advanced International Theory (CAIT, U. of Sussex). Possui graduação
    em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São
    Paulo (2009), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2008)
    e mestrado em Relações Internacionais (UNESP/ UNICAMP / PUC-SP) pela
    Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem atuado, principalmente,
    nos seguintes temas: direitos humanos, regimes internacionais, teoria do
    discurso e refúgio.

    Profa. Dra. Regimeire Oliveira Maciel – Professora Adjunta do
    Bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em
    Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC).
    Atualmente é coordenadora executiva do Núcleo de Estudos Africanos e
    Afro-brasileiros (NEAB/UFABC). É graduada em Ciências Sociais pela
    Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre e doutora em Ciências
    Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e
    tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: relações raciais no
    Brasil, políticas públicas de ação afirmativa, gênero e feminismo negro.

    Coordenação: Prof. Dr. José Blanes Sala – Professor Adjunto do
    Bacharelado em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em
    Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC-UFABC.
    Atualmente é vice-coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFABC
    (CSVM-UFABC). É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo
    (USP), mestre e doutor pela mesma faculdade. Tem atuado, principalmente,
    nos seguintes temas: direito internacional público, paradiplomacia,
    direitos humanos, migrações internacionais e refúgio.


    18/12 – 10h às 12h30

    Estado laico, Direitos Humanos e as relações religiosas na perspectiva da cultura de paz

    Lorena Borges – natural de BH, mulher negra periférica mãe de 3 meninos negros, bacharel em Direito, candomblecista filha de Yemanjá. Ativista pela igualdade racial, Direitos humanos e desencarceramento; Defensora Popular formada pela Defensoria Pública de MG em 2017, Coordenadora cultural e de eventos. Integrante do coletivo Juventude de Terreiro Cenarab MG, líder acelerada do programa Marielle Franco.

    Prof. Dr. Juliano Rinck – Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.  Professor do Curso de Direito da Universidade Nove de Julho/SP. Membro do GEPPIS – Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social.

    Jonathan Félix – Editor-chefe da Revista Senso. Doutorando e Mestre em Ciências da Religião. Membro do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa CDR/MG. Presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve-MG).

    Coordenação: Profa. Dra. Clarissa De Franco – Psicóloga da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, com atuação em Direitos Humanos e Saúde Mental. Doutora em Ciência das religiões com Pós-Doutorado em Estudos de Gênero. Professora colaboradora da Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFABC. Atua na interface entre gênero, direitos humanos, religião, psicologia e educação. É Promotora Legal Popular, atuando no combate à violência contra as mulheres. Colaboradora de mídias como Folha de S. Paulo, Revista Senso, Revista Contemporartes.


    18/12 – 14h30 às 17h

    Mesa: Educação em Direitos Humanos: a utopia que movimenta

    Lançamento da Coleção: Educação em Direitos Humanos: Narrativas e Linguagens

    Educação em Direitos Humanos e o direito à verdade

    Profa. Dra. Ana Maria Dietrich – Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu Educação em Direitos Humanos (UFABC). Formou 800 alunos entre 2014 e 2020. Coordenadora do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Africanidades, Literatura Infantil e Circularidade. Coordena grupo de Pesquisa CNPQ e grupo de Estudos sobre Educação em Direitos Humanos. Pós Doutora em Sociologia pela UNICAMP.

    Para além da crise, educar para e pelos Direitos Humanos

    Profa. Dra. Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti – Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos da Universidade Católica de Salvador.  Historiadora. Doutorado pela Universidade de León (Espanha), com estágios pós-doutorais na Universidade de Salamanca (CAPES E CNPq).  Professora dos Programas de Pós-Graduação na Universidade Federal da Bahia – Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) – e Universidade Católica do Salvador – Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea.  Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL). Investigadora associada ao Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Portugal.

    Desafios da Educação em Direitos Humanos face à Educação Infantil

    Prof. Dr. Wilson Roberto Batista – Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília – NUDHUC da UNESP. Doutor e mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília. Licenciado em História (1998-Unesp) e Pedagogia (2004-Uniban). Professor do Programa de Pós Graduação (lato sensu) de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC – Santo André. Diretor de escola de ensino infantil da rede municipal marilense – EMEI Arco Íris. Agente da Pastoral Carcerária do estado de São Paulo. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Gênero e Diversidade na Educação (NUDISE) e História Política e Contemporânea (UFMT).

    Mediadora: Profa. Doutoranda Simone Pedersen – Professora formadora da Pós Graduação Lato Sensu Educação em Direitos Humanos (UFABC). Doutoranda em Educação na UNESP Rio Claro, Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade de Campinas (2017) com pós-graduação em Teoria Social Cognitiva pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1999). Autora de livros didáticos para o ensino superior nas áreas de psicopedagogia e Língua Portuguesa. Docente do curso de extensão em Direitos Humanos da UFABC desde 2008 e da pós-graduação em Alfabetização da UNIP Sorocaba. Colaboradora do grupo Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE) e do grupo de Africanidades da UFABC.


    18/12 – 18h às 20h30

    Direitos Humanos e a Questão Ambiental

    Edson Aparecido da Silva – Sociólogo, Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Secretário Executivo do *ONDAS e Assessor de Saneamento da **FNU.

    Iury Paulino – Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – Mab. Licenciado e Bacharel em Geografia pela UNESP e Especialista em Energia pela UFRJ.

    Rayssa Saidel Cortez – Arquiteta e urbanista, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento de gestão do território (UFABC) e pesquisadora do Laboratório Justiça Territorial (Labjuta). Atua na militância estudantil e em apoio a movimentos sem teto e sem terra na RMSP. Como pesquisa, estuda aspectos sociais do direito humano à água e da segurança hídrica.

    Coordenação – Prof. Dr. Francisco Comaru – Professor da área de planejamento urbano e ambiental da UFABC, atua com projetos de pesquisa e extensão e assessoria aos movimentos sociais, colaborador do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

  • Necessita inscrição: Não

Compartilhe:

Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.