Seminário: Jogos educativos: 10 anos desenvolvendo soluções tecnológicas para crianças
Palestrante: Luiza Pantoja
Data: 09/04/2025, 18h30
Local: https://www.youtube.com/@ufabc.poscomp
O trabalho em projetos de desenvolvimento de tecnologias educacionais para crianças é um campo dinâmico e inovador, justamente porque combina o design, a computação e a pedagogia para criar experiências fascinantes. Nos últimos anos, metodologias de design participativo e soluções interativas vêm transformando a forma como o público infantil aprende e se relaciona com o digital. Durante meu doutorado, aprofundei-me nesse universo e, desde então, apliquei esse conhecimento no mercado, atuando em empresas líderes em aplicativos infantis, como a Sago Mini e a Prodigy Education. Nesta palestra, compartilho com vocês minha jornada como UX Designer e Pesquisadora, explorando os desafios e aprendizados na criação de experiências digitais que educam e encantam. A partir de dois estudos de caso, vou demonstrar como a ciência da computação e o design colaboram para transformar a maneira como as crianças aprendem e interagem com o mundo digital.
O calendário de eventos e slides de seminários anteriores pode ser encontrado aqui assim como certificado de participação mediante assinatura de lista de presença (conta como atividades complementares) nos eventos presenciais: https://poscomp.ufabc.edu.br/eventos/seminarios-em-computacao/
“A imagem ilustrativa representa o contexto de jogos educativos ao longo dos anos. Uma seta representa
a passagem do tempo e, em torno dela, crianças interagindo com diversos tipos de tecnologias para jogos como
videojogos e tablets.”
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.