O NEA-UFABC é um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do ABC, financiado pelo CNPq, com ações que abrangem principalmente, a região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), incluindo os municípios do grande ABC Paulista e as zonas sul e sudeste do município de São Paulo.
Palestra e Oficina Meliponicultura e a Importância das Abelhas para a Produção de Alimentos
Existem cerca de 250 espécies de “abelhas sem ferrão” (meliponíneos) no Brasil. Essas abelhas têm grande importância como polinizadores de flores nativas, e suas características biológicas as tornam ótimas candidatas para uso em programas de polinização. Por exemplo, 1) muitas espécies podem ser criadas em caixas racionais; 2) elas possuem ferrão vestigial e, portanto, são menos agressivas e não oferecem risco de acidentes a humanos e a animais de criações; 3) se adaptam facilmente e apresentam atividade de forrageamento em ambientes fechados, como em casas de vegetação; 4) e são mais resistentes a doenças e parasitas, quando comparadas à A. mellifera, o que facilita bastante o manejo.
A oficina de meliponicultura oferecida pelo NEA-UFABC, terá uma parte teórica pela manhã, oferecida pela Dr. Denise Alves (ESALQ-USP), em que ela irá falar da biologia e importância dessas abelhas.
No período da tarde, a equipe do SOS Abelhas sem Ferrão irá fazer uma parte prática, mostrando as principais espécies que podem ser criadas na região metropolitana de São Paulo e as particularidades de cada uma. Irão também mostrar um pouco das caixas de criação e como fazer iscas para resgates de colônias ou enxames.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.