Uma mesa-redonda sobre os impactos e controvérsias em do Marco Civil da Internet. Com Jamila Venturini (NIC.br) e Rafael Zanatta (IDEC, USP). Organização: prof. Miguel Said Vieira. Apoio: PROEC/UFABC.
O Marco Civil da Internet é uma lei aprovada em 2014, e que regula o uso da internet no Brasil; uma de suas características pioneiras foi o fato de se constituir como um conjunto de princípios, direitos e deveres — na contramão das principais propostas de legislação setorial discutidas anteriormente (como a Lei de Cibercrimes, proposta pelo senador Azeredo), focadas principalmente na criminalização de condutas.
A mesa-redonda será centrada em dois aspectos específicos que são tratados pelo Marco Civil, e que tem sido objeto de intensos debates ao redor do mundo: a neutralidade da rede (princípio de que não deve haver discriminação — de velocidade, por exemplo — entre diferentes pacotes de dados, e que é regulado diretamente pela lei), e a privacidade na internet (afetada por meio da regulação da guarda de logs).
A atividade justifica-se em função da importância crescente dos temas na sociedade atual, cada vez mais mediada pela internet. Em ambos os casos, trata-se de temas aparentemente técnicos, mas que implicam possíveis impactos sociais, políticos e econômicos muito relevantes; também não há consenso internacional no tratamento dado a eles: o princípio da neutralidade sofreu um revés significativo nos EUA recentemente, durante a gestão Trump, e a União Europeia tem avançado legislações relevantes na perspectiva da proteção dos dados pessoais.
A metodologia do evento será a de uma mesa-redonda, antecedida de breve fala contextualizadora, e seguida por um debate com a plateia. Não haverá avaliação dos participantes.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.