II Seminário de Prospectiva Latino-americana 2016
Os desdobramentos do processo de paz colombiano: impasses e novos desafios
Novembro 17
No dia 26 de setembro de 2016 o mundo presenciou a assinatura do acordo de paz entre o Governo Colombiano e as FARC na cidade de Cartagena. Em uma cerimonia solene e carregada de muitos simbolismos, depois de quatro anos de intensas negociações, o texto final foi carimbado pelos discursos emotivos de todos os atores envolvidos nesse processo e que daria fim a uma guerra de mais de 60 anos.
Os acordos seriam referendados por um plebiscito no qual os colombianos participariam no dia 2 de outubro. O resultado da consulta popular surpreendeu ao mundo por revelar uma extrema polarização da população perante tudo o que tinha sido negociado e que estabelecia uma rota de paz para ser implementada ineditamente. Por margem mínima, o não venceu e a incerteza da pacificação do país tomou conta dos posteriores desdobramentos.
No entanto, perante uma oposição fortalecida, em menos de uma semana, o presidente Santos foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 2016 e menos de um mês foi convidado para uma visita oficial de Estado no Reino Unido o que foi interpretado como uma demonstração da Comunidade Internacional de apoiar a continuidade dos diálogos e na busca de uma saída pacífica para o impasse colocado pelos resultados do plebiscito.
Como interpretar os desdobramentos recentes do processo de paz colombiano? Em que medida os impasses se colocam como novos desafios? Existe ainda a possibilidade de pacificar o país mesmo com outras guerrilhas atuando? Qual o papel da América Latina e do Brasil nesse novo cenário que se configura para Colômbia?
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.