O professor de sociologia e antropologia do The Graduate Institute de Genebra, Aditya Bharadwaj, parceiro no projeto BioNações: a emergência de pesquisas e terapias com células-tronco (Estudo Multissituado Brasil e Índia/ FAPESP), apresentará na Universidade Federal do ABC (UFABC), Campus de São Bernardo do Campo, no dia 07 de dezembro (às 14hs no Auditório 02, Bloco Beta), seminário no qual abordará o tema das células-tronco como cultura nas perspectivas local (Índia) e global.
O autor, que acaba de lançar o livro Global Perspectives on Stem Cell Technology, discutirá temas como bioeconomia, produção e distribuição do conhecimento, ética, políticas global e local das células-troncos, novas transformações ontológicas a partir da busca dos indivíduos pelas terapias com células-troncos. Em suas pesquisas, Bharadwaj analisa a pesquisa e a terapia com células-tronco em um contexto no qual a mídia e a ciência ocidentais criticam o turismo médico e a prática clínica nos países fora do eixo euro-americano e, ao mesmo tempo, expõe a esperança, a busca e o desejo de pacientes pela cura que acabam pressionando e viabilizando as terapias celulares. Interseções entre pacientes, grupos de pesquisadores, profissionais da saúde, instituições, governos, agências reguladoras, comercio estão se tornando centrais no debate da produção das células-tronco hoje.
Bharadwaj trata o tema a partir de uma perspec6va multidisciplinar, estimulando o diálogo entre ciências humanas, biomedicina, ciências biológicas, médicos e pacientes. O autor se situa no campo dos Estudos Sociais da Ciência, adota a etnografia multissituada e a observação participante para compreender as relações global e local das células-tronco.
O seminário é organizado pelo Departamento de Política Cientifica e Tecnológica da Unicamp, pelo Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e pelo Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC. Os eventos são abertos, sem necessidade de inscrição prévia.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.