Palestrante: profa. Juliana Braga
Data: 06/11/2024, 18h
Local: UFABC – Sala S-205-0 Bloco A – Campus SA
Compreender o engajamento do estudante durante a aprendizagem pode contribuir para que os objetivos pedagógicos sejam atingidos. O engajamento do estudante em um ambiente de sala de aula tradicional, pode ser observado por sua linguagem corporal e por suas emoções faciais. No entanto, determinar como esses sinais sociais se relacionam com os componentes de um jogo educacional digital (JED), tem sido um desafio. O objetivo desta pesquisa é investigar de que forma os desafios propostos em um JED e as habilidades dos estudantes em superá-los, podem levar a mudanças nos estados afetivos e nos comportamentos dos mesmos, influenciando o engajamento e a aprendizagem. Para tanto, foi proposto um modelo que coletou automaticamente emoções e posturas de estudantes durante um JED utilizados para levantar o perfil e registrar as sensações experimentadas por eles. Para elaboração do modelo apoiamo-nos na Teoria do Flow, no Modelo Circumplexo de Russell e na Teoria das Seis Emoções Básicas. Na implementação do algoritmo, utilizamos a biblioteca PyFeat, para reconhecimento das emoções faciais, e a biblioteca PyGaze, para extração dos ângulos da cabeça (x, y e z) e dos olhos (x e y), detectores (modelos) pré-treinados da biblioteca PyFeat1 Para a codificação e execução do algoritmo utilizamos a IDE PyCharm2 e a linguagem de programação Python3 na versão 3.9.0. Até a conclusão desta pesquisa, não tivemos conhecimento de outros estudos que avaliaram o engajamento em jogos de entretenimento com fins educacionais e que tenham proposto um esquema sobre a alternâncias de estados afetivos nesses ambientes. Acreditamos que estudos nessa direção podem apoiar designers a projetarem jogos mais envolventes e estimular professores a utilizarem jogos digitais educacionais nas suas práticas pedagógicas.
O calendário de eventos e slides de seminários anteriores pode ser encontrado aqui: https:
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.