Seminários de Cognição

  • Responsável: Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada
  • Câmpus: São Bernardo do Campo
  • Local: Auditório 005, Bloco Beta
  • Data: 05/04/2017
  • Horário: 12:50 às 14:00
  • Descrição:

    Palestra: Coleção de casos psiquiátricos do Banco de Encéfalos Humanos da Faculdade de Medicina da USP / Análise estereológica de encéfalos acometidos por transtorno-obsessivo compulsivo

    Palestrante: Dra. Katia Cristina Oliveira

    Resumo: O transtorno afetivo bipolar (TAB) e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) estão entre as dez condições médicas mais incapacitantes. No entanto, suas bases neurobiológicas são ainda desconhecidas. Os estudos post mortem podem dar uma boa contribuição para o entendimento da fisiopatologia desses transtornos, pois permitem a comparação das alterações celulares, citoarquitetônicas e moleculares com as manifestações clínicas, além de auxiliarem numa melhor compreensão dos achados dos estudos de neuroimagem.
    Nesta apresentação vou abordar a criação do banco de encéfalos de indivíduos que foram acometidos por TOC e TAB durante a vida e em seguida mostrarei os dados da análise de densidade neuronal que estamos submetendo para publicação nas próximas semanas com os casos de TOC.

  • Necessita inscrição: Não
  • Link de divulgação: http://neuro.ufabc.edu.br/events/seminarios/
  • Calendário do Google: https://www.google.com/calendar/event?ei ...

Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.