UNIVERSIDADE E COMUM
Autor de “A escola não é uma empresa”, Christian Laval apresenta os impactos do sistema neoliberal nas reformas do ensino médio, quando a escola deixa de ser espaço formativo para se transformar em máquina gerencial. Nas universidades, em que a medida da “qualidade” se dá por rankings de produtividade, o processo não é diferente.
O diagnóstico também permite localizar experiências do “Comum” enquanto formas de resistência. É a contrapartida aos processos privatizantes do modo neoliberal de governar os bens públicos e de instaurar a competição como princípio econômico. O Comum, conforme descrevem Christian Laval e Pierre Dardot, é o “princípio político a partir do qual devemos construir comuns e ao qual devemos nos reportar para preservá-los, ampliá-los e lhes dar vida”.
“Universidade e Comum” é, enfim, parte da encruzilhada de nossos tempos. Conhecimento voltado para o uso comum e não embalado pela razão neoliberal que nos adoece em seus sistemas de gerenciamento.
Para pensar tudo isso, o Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC, junto à Rede Interdisciplinar de Pesquisadores da FFLCH/USP, convida a todxs para a Conferência “Universidade e Comum”, com o Prof. Christian Laval da Universidade de Paris Nanterre.
Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.