Voltaire e o ateísmo: seminários “Dicionário filosófico”, de Voltaire

  • Responsável: Grupo de estudos sobre o ateísmo da UFABC/CNPq
  • Câmpus: Evento Virtual
  • Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/paulo-209
  • Data: 07/11/2025
  • Horário: 20:00 às 21:30
  • Descrição:

    Voltaire e o ateísmo: seminários “Dicionário filosófico”, de Voltaire

    – Seminários quinzenais sobre os verbetes do livro Dicionário filosófico, de Voltaire, publicado em 1764, direta e indiretamente relacionados com a questão do ateísmo no pensamento voltairiano.

    – Primeiro seminário: “História de Jenni” ou Introdução ao ateísmo em Voltaire

    Trata-se de uma introdução à questão do ateísmo no pensamento de Voltaire por meio da apresentação e análise do conto “História de Jenni ou O ateu e o sábio”, de Voltaire, publicado provavelmente em 1775, antes de iniciarmos efetivamente os seminários quinzenais dos verbetes do Dicionário filosófico, de Voltaire, direta ou indiretamente relacionados com o tema.

    – Responsável pelo primeiro seminário: Prof. Dr. Paulo Jonas de Lima Piva, doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal d ABC (UFABC)

    – Bibliografia:

    VOLTAIRE. “História de Jenni ou O ateu e o sábio”. In: Contos e novelas. Tradução de Mário Quintana. Rio de Janeiro: Globo, 2012.

    VOLTAIRE. Dicionário filosófico. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.

    – Data: 07 de novembro de 2025, sexta-feira, das 20h às 21h30

    – Evento on line, gratuito, aberto a todos, sem inscrição nem certificado

    – Link para o evento: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/paulo-209

    – Contato: paulo.piva@ufabc.edu.br

    – Realização: Grupo de estudos sobre o ateísmo da UFABC/CNPq

    – Página do grupo na internet: https://ateismoufabc.blogspot.com/

  • Necessita inscrição: Não
  • Link de divulgação: https://ateismoufabc.blogspot.com/

Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.