O evento International Masterclass UFABC

O evento proposto refere-se à ação de divulgação científica do European Organization for Nuclear Research (CERN) e Large Hadron Collider (LHC) em parceria com universidades e centros de pesquisas de diversos países. O Internacional Masterclasses UFABC – Hands on  Particle Physics é um evento com duração de 2 dias no qual alunos e professores do Ensino Médio (EM) e licenciandos e professores do Ensino Superior (ES) tem a oportunidade de conhecer trabalhos científicos e discutir conceitos da Física de Partículas Elementares com pesquisadores da área de física de altas energias e da área de Ensino de Ciências.  Durante o evento, os participantes trabalham com dados reais produzidos no LHC, analisando alguns eventos em física de partículas mediante um software disponibilizado gratuitamente pela equipe organizadora do CERN. Os resultados obtidos pelos grupos em diferentes países são apresentados e discutidos simultaneamente em videoconferência (via Vidyo), conduzida por pesquisadores que estão no LHC. No dia que antecede a videoconferência, são realizadas palestras sobre física de partículas e as pesquisas no LHC, ocorre também a preparação dos participantes para uso do software, visitas às dependências da UFABC e a apresentação de atividades culturais que envolvem os conteúdos de Física, assim como diferentes atividades experimentais para as escolas.