Edição 2019

Na estreia do MCCM tivemos 5 encontros presencias, todos aos sábados, no campus Santo André da Universidade Federal do ABC, onde nossas queridas meninas ciência puderam se apropriar do espaço da faculdade e conversar sobre os assuntos mais diversos e entusiasmantes com cientistas!

 No total, tivemos a participação de 50 meninas ciência, estudantes dos anos Finais do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), de toda a região do ABCD paulista. Também contamos com a participação de 21 monitoras, alunas da graduação e pós-graduação tanto da UFABC quanto de diversas outras universidades paulistas.

As palestras do evento foram ministradas por cientistas que são referência em suas áreas de pesquisa, sendo das mais diversas áreas como: Oceanografia, Microbiologia, Paleontologia, Astronomia, Química, Astrobiologia, Matemática, Física, Educação e História da Ciência e Filosofia.

Além disso, contamos com momentos culturais proporcionados pelas nossas parceiras da Companhia Delas de Teatro (Cia Delas) com o espetáculo teatral “Mary e os Monstros Marinhos”, peça que apresenta ao público a paleontóloga britânica do século XVIII Mary Anning.  Tivemos também a presença das personagens “Donas da Rua”, uma iniciativa da Maurício de Souza Produções Turma da Mônica que visa trabalhar no sentido de buscar igualdade entre meninos e meninas.

Foi um enorme prazer ter recebido estas meninas e mostrá-las um pouquinho do incrível mundo de possibilidades que é são as ciências.

Meninas após atividades com planta.
Solenidade de abertura com mesa composta pela presença de nosso Vice-Reitor Wagner Carvalho e representantes da ProGrad e dos três Centros, além de nossa coordenadora Maria Inês Ribas Rodrigues.
Auditório lotado com meninas, seus pais, monitoras e palestrantes!
Primeira atividade conduzida pela Diana: Nos caminhos das Ciências.
Meninas em atividade.
Meninas Brilhantes

pt_BRPortuguese