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Editor de texto: Word                                                                                                                                                                                                                         

Idioma: Português, Inglês ou Espanhol


O texto a ser submetido pelos autores conterá apenas um arquivo de texto completo em WORD (.doc, .docx), com o formato indicado abaixo:                       

Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12 em 100% e com espaçamento normal                                                                                                             

Espaçamento entre linhas: simples                                                                                                                                                                                               

Espaçamento entre caracteres: normal                                                                                                                                                                                           

Texto: justificado                                                                                                                                                                                                                           

Tamanho: No ato da submissão, cada autor deverá enviar apenas o artigo completo em documento único de 7 a 16 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave, tabelas, figuras, referências e notas de final de texto

Tamanho do Papel: A4 (29,7 x 21 cm).                                                                                                                                                                                           

Orientação do papel: retrato.                                                                                                                                                                                                           

Margens: Superior 3cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita 2 cm                                                                                                                                         

Parágrafo: Texto Justificado                                                                                                                                                                                                       

Paginação: Inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito                                                                                                                      

Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto                                                                                                            

Tabelas e figuras: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada de tabela ou figura. São consideradas tabelas as que mostram valores numéricos exatos, e os dados são ordenadamente dispostos em linhas e colunas, facilitando sua comparação. Já as figuras são qualquer tipo de ilustração que não seja tabela. Uma figura pode ser um quadro, um gráfico, uma fotografia, um desenho ou outra forma de representação. Para maiores informações sobre a elaboração de tabelas e figuras, de acordo com as normas da APA, consultar: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.  

Citações e referências: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. As referências completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA (exemplos podem ser visualizados no site da ANPAD).      


MODALIDADE RELATO TÉCNICO


O relato técnico é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreva, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um relato técnico apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas. Deve ser escrito com base no rigor científico e metodológico. 


Orientação para o registro e desenvolvimento do relato técnico:  

Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;                                   

Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;                                                               

Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.

Conteúdo da primeira página do trabalho:                                                                                                                                                                                     

  1. Título do trabalho: centralizado e com todas as palavras principais inciando-se em maiúsculas                                                                                                   
  2. Resumo: em português, texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas), no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, no mesmo idioma do trabalho. Deve conter objetivo geral doa artigo, o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos), a descrição básica da metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido.
  3. Palavras-chave: no mínimo três (3), no máximo cinco (5).                                                                                                                               
  4. Abstract: deve ser registrado nos mesmos parâmetros do resumo em português.   
  5. Keywords: devem ser registradas nos mesmos parâmetros das palavras-chave em português.    

Na sequência (mesma página), início do texto propriamente dito incluindo os seguintes tópicos:     

  1. Introdução: deve explicitar o objetivo do relato, explicitar qual o problema a ser resolvido, identificar o que será analisado e a intervençã oproposta. Deve-se deixar claro como foi feita a pesquisa e como os autores interpretaram as informações para se chegar às contribuições.                                                           
  2. Diagnóstico da Situação-Problema: análise do problema encontrado na organização.                                                                                                                 
  3. Intervenção Proposta: mecanismos adotados para solucionar o problema.                                                                                                                                   
  4. Resultados Obtidos: descrição de maneira objetiva dos resultados obtidos na organização, destacando os fatores conjunturais que podem ter afetado esse resultado além da intervenção.
  5. Contribuição                                                                                                                                                                                                                                       
  6. Referências 

Clique aqui para mais informações (Artigo: Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica).

Realização

 

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