O evento Internacional Masterclass

O CERN Masterclasses – Hands on Particles Physics é um evento de divulgação científica, que objetiva aproximar estudantes do Ensino Médio e professores Licenciados em Física a investigar os conceitos e as experimentações relacionadas à Física de Partículas Elementares. O evento é uma iniciativa do European Organization for Nuclear Research (CERN) e do Large Hadron Collider (LHC), que ocorre em mais de 52 países e em 200 universidades. A conjuntura do evento, realizado em 2 dias, consiste em um ciclo de palestras com pesquisadores da área de Altas Energias e da área de Ciências Básicas, apresentando os aspectos teóricos a serem aplicados na análise de dados no CMS Instrumental for Masterclass Analysis (CIMA). Os discentes das instituições participantes, acompanhados de seus professores, assumirão alguns dos laboratórios da UFABC, por uma manhã, analisando dados reais produzidos e disponibilizados pelo LHC através do CIMA. O software online, simplifica o processo de gravação dos resultados e reduz o número de etapas para inserir os dados visualizados pelos alunos. Na busca por compreender o elementos básicos do Modelo Padrão de Partículas Elementares, cada grupo de alunos terá que analisar um conjunto de eventos, determinando mediante as partículas resultantes da colisão (efeito), se viram o candidato bóson W, os bósons W+/W- , o bóson Z ou o bóson de Higgs, ou seja, a possível causa do modo de decaimento obtido na colisão. Após a identificação dos candidatos, os alunos usarão os resultados obtidos para construir um diagrama de massa, que contempla simultaneamente os resultados de todos os grupos participantes. Concluída a análise de dados, ocorre uma apresentação em videoconferência por pesquisadores do LHC,  a fim de discutir os resultados com os grupos de diferentes países. 


   Análise de dados pelos discentes da edição de 2017 no CIMA.


O evento possui um grande impacto na maioria dos alunos participantes. Os “físicos em ascensão”, ao terem contato com a área relacionada, passam a ter uma maior abrangência do âmbito da física, que vai além da sala de aula e do tratamento de equações. A vídeo conferência realizada no final do evento, enaltece o verdadeiro trabalho dos pesquisadores. O fazer ciência como um resultado de um trabalho em equipe. Os professores da Universidade Federal do ABC, Lúcio Costa, Eduardo Gregores, Giselle Watanabe e Pedro Mercadante, em parceria com a equipe realizadora do evento na Universidade de São Paulo, esclarecem com detalhes as percepções do Internacional Masterclasses para o alunos através do artigo “O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes”  publicado pela Revista Brasileira de Ensino de Física. 

O artigo da Sociedade Brasileira de Física sobre o Large Hadron Collider (LHC), detalha toda a estrutura e o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons. Este instrumento é maior já construído para a investigação das partículas subatômicas e dos atuais mistérios do universo. Localizado na fronteira entre a Suiça e a França, o LHC tem quase 27 km de circunferência e é formado por quatro detectores de partículas: O ALICE Experiment (um colisor de íons), o CMS Experiment (um detector de íons), o ATLAS Experiment  e o LHCb Experiment (um detector para medidas de violação de simetria CP), formando as quatro regiões ao longo da estrutura do LHC (veja abaixo). O LHC possui dois tubos, nos quais os prótons circulam em sentidos contrários, se encontram, fazendo os prótons colidirem entre si. Seu objetivo, como sugerido pelo nome, é acelerar partículas a velocidades próximas a da luz e fazer com que colidam entre si. Normalmente, as partículas aceleradas são prótons, obtidos a partir da remoção dos elétrons de átomos de hidrogênio.  


O LHC foi construído em um túnel de 3 metros de diâmetro e 26,659 km de circunferência. Quase à velocidade da luz, um próton leva 11 245 rotações por segundo no LHC. Fonte ASTRONOON


 

Colaboradores do evento:

Pin It on Pinterest