Template: A Utilização do template é obrigatória. Arquivos que forem encaminhados sem o template serão automaticamente descalssificados. Clique aqui para fazer o Download.
Editor de texto: Word
Idioma: Português, Inglês ou Espanhol
O texto a ser submetido pelos autores conterá apenas um arquivo de texto completo em WORD (.doc, .docx), com o formato indicado abaixo:
Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12 em 100% e com espaçamento normal
Espaçamento entre linhas: simples
Espaçamento entre caracteres: normal
Texto: justificado
Tamanho: No ato da submissão, cada autor deverá enviar apenas o artigo completo em documento único de 7 a 16 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave, tabelas, figuras, referências e notas de final de texto
Tamanho do Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
Orientação do papel: retrato.
Margens: Superior 3cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita 2 cm
Parágrafo: Texto Justificado
Paginação: Inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito
Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto
Tabelas e figuras: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada de tabela ou figura. São consideradas tabelas as que mostram valores numéricos exatos, e os dados são ordenadamente dispostos em linhas e colunas, facilitando sua comparação. Já as figuras são qualquer tipo de ilustração que não seja tabela. Uma figura pode ser um quadro, um gráfico, uma fotografia, um desenho ou outra forma de representação. Para maiores informações sobre a elaboração de tabelas e figuras, de acordo com as normas da APA, consultar: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.
Citações e referências: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. As referências completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA (exemplos podem ser visualizados aqui).
MODALIDADE RELATO TÉCNICO
O relato técnico é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreva, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um relato técnico apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas. Deve ser escrito com base no rigor científico e metodológico.
Orientação para o registro e desenvolvimento do relato técnico:
Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;
Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;
Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.
Conteúdo da primeira página do trabalho:
Na sequência (mesma página), início do texto propriamente dito incluindo os seguintes tópicos:
Clique aqui para mais informações (Artigo: Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica).