Debatedores

Confira a lista de debatedores que participarão do 1º Congresso da Universidade Federal do ABC:


Ana Lígia Scott

Foto: Reprodução Facebook

Professora Associada na Universidade Federal do ABC, graduada em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), obteve seu mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo e doutorado na área de biofísica. Após seu doutoramento, realizou estágio de pós-doutorado no Laboratoire de Biologie et Pharmacologie Appliquée (LBPA) da Ecole Normale Supérieure de Cachan (2013) e, mais recentemente na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh (2018). É líder do Laboratório de Biologia Computacional e de Bioinformática da UFABC, atuando na área de Biofísica Molecular e Biologia Estrutural. É mulher trans e Ativista dos Direitos LGBT.


Armando Milioni

Foto: Divulgação Unifesp

Armando Milioni é engenheiro Mecânico Aeronáutico (1979) e Mestre em Pesquisa Operacional e Transporte (1983) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); fez seu doutorado nos EUA obtendo seu título em Industrial Engineering and Management Sciences pela Northwestern University (Evanston, IL, EUA, 1987). Entre outubro de 2005 e maio de 2010, fez parte da equipe “pro tempore” que implantou a Universidade Federal do ABC, onde ocupou as funções de pró-reitor de pós-graduação, vice-reitor e chefe de gabinete da reitoria. A experiência construída e adquirida na UFABC lhe permitiu contribuir com a Universidade Federal de São Paulo em seu campus de São José dos Campos onde dirigiu dirigiu o Instituto de Ciência e Tecnologia entre junho de 2010 e Dezembro de 2012. Em janeiro de 2014, foi cedido ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde ocupou a função de Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação até o final de 2015. Aposentou-se em fevereiro de 2017 como Professor Titular do ITA, onde atuou nas áreas de pesquisa operacional e estatística aplicada. Iniciou funções de Professor Visitante Sênior na Universidade Federal do ABC em março de 2017, encerrando-as em junho de 2017. Atualmente, atua no programa de pós-graduação em Pesquisa Operacional oferecido em conjunto pela Unifesp e pelo ITA.


Aroaldo Oliveira da Silva

Foto: Divulgação SMABC

Formado em mecânica geral pelo Senai e graduado em Ciências Sociais. Foi vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e atualmente é Secretário-Geral do Sindicato.


Clóvis Girardi

Foto: Reprodução Facebook

Estudante da Universidade Federal do ABC, atualmente é presidente do Diretório Acadêmico – DA UFABC São Bernardo do Campo.


Dácio Roberto Matheus

Foto: Divulgação UFABC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Foi Diretor Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN) e Diretor da Divisão de Planejamento de Áreas Especiais (APAs) da SMA-SP, Assessor para Meio Ambiente do Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista – CEPEL, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, São Vicente-SP, Diretor da Divisão do Jardim Botânico de São Paulo e Diretor de Operações (Unidades de Conservação) da Fundação para Produção e Conservação Florestal do Estado de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando na graduação em Engenharia Ambiental e Urbana e na pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, sendo professor colaborador na pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica e colaborador na pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biorremediação, biotecnologia, biodegradação, poluentes orgânicos persistentes e micologia, bem como na Conservação da Natureza, em proteção de recursos naturais e unidades de conservação da natureza.


Edson Pinheiro Pimentel

Foto: Divulgação UFABC

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e Mestre em Ciência da Computação pela UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996). Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela UEM – Universidade Estadual de Maringá (1989) com complementação em Formação Especial do Currículo do Ensino de Segundo Grau pela UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Docente no Ensino Superior desde 1994, atuou por 11 anos na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, com destaque para as seguintes disciplinas: Algoritmos, Estruturas de Dados e Banco de Dados. Desenvolve pesquisas em Banco de Dados, Inteligência Artificial e Informática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambientes de Gerenciamento da Aprendizagem, Sistemas Adaptativos, Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Representação do Conhecimento, Tecnologias Assistivas na Educação e Mineração de Dados. São também áreas de interesse: Educação à Distância, Informática na Saúde e Ensino de Algoritmos. Atualmente é Professor Adjunto da UFABC – Universidade Federal do ABC.


Evonir Albrecht

Foto: Reprodução Facebook

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Especialista em Psicopedagogia e Ensino de Física; graduado em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC. Temas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS e estágio supervisionado.


Gilzane Santos Machi

Foto: Divulgação Faculdade de Medicina do ABC

Possui Graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), Graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2014), Especialização em Mediações Tecnológicas nos Ambientes Educacionais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006), Especialização em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2012), Especialização em Síndrome de Down pelo CEPEC (2015), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009) e atualmente faz Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC na linha de pesquisa sobre Educação em Saúde Reprodutiva. É docente em Programas destinados à formação continuada de Professores, Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Educacionais. Também atua como docente da rede pública de ensino e dedica-se à pesquisa sobre as mudanças sociais na educação, a relação da escola com as novas mídias digitais e com aluno nativo digital, à aprendizagem motora na síndrome de Down em ambientes virtuais e à Educação em Saúde Reprodutiva para adolescentes. É Secretária Adjunta de Educação de Santo André.


Helena Nader

Foto: Antonio Cruz/ABr

Formada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 1970) e em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971); é doutora em biologia molecular pela UNIFESP em 1974, pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora titular da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), e da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013). Recebeu inúmeras honrarias com destaque para Classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002); Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008); Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República (2018). Na Unifesp, foi Pró-Reitoria de Graduação (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa (2007-2008) e prestou serviços para a comunidade sendo membro e coordenadora do CABF do CNPq e adjunta do comitê de Biológicas II da CAPES, membro da coordenação de biologia da Fapesp (2006-2018), presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010), vice-presidente (2007-2011), presidente (2011-2017) e presidente de honra (desde 2017) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (desde . É membro do Conselho Superior da Capes. No tocante de sua atividade em Seus trabalhos envolvem glicoquímica e glicobiologia estando voltados para o estudo da estrutura e função biológica de proteoglicanos, em especial de heparina e heparam sulfato, com especial ênfase a função desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular. Tem ativo protagonismo na divulgação e defesa do sistema nacional de educação, ciência, tecnologia e inovação brasileiros. Nesse sentido contribuiu com a redação de diversos documentos com reflexões e propostas sobre o sistema de ensino superior brasileiros entre eles os textos organizados pela ABC, “Repensar a educação superior no Brasil – análise, subsídios e propostas” e “Projeto de Ciência para o Brasil”, ambos disponíveis online em http://ufabc.net.br/ji e http://ufabc.net.br/jj.


Hernan Chaimovich

Foto: Divulgação USP

Bioquímico pela Universidad de Chile(UCh) (1962) tendo sido Profesor Extraordinário de Bioquímica na Facultad de Ciencias Químicas y Farmaceuticas, UCh (1968). Já no Brasil obteve seu doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade de São Paulo (USP) (1979). Tornou-se Professor Titular do Instituto de Química (IQ) da USP (1984). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Físico-Química Orgânica, estudando Sistemas Biomiméticos, em particular estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática. Formou alunos que atuam em diversas universidades brasileiras. Vem atuando na política científica nacional e internacional com publicações, participações em Conselhos e ocupando posições executivas. Participou na formulação do Projeto Bioq-FAPESP e da sua gerência; participou na Comissão de Pós-Graduação do IQUSP e foi por duas vezes Chefe do Departamento de Bioquímica deste mesmo Instituto. Participou da criação de um Curso Interdisciplinar de Pós-Graduação em Biotecnologia na USP bem como no Curso de Graduação em Ciências Moleculares, do qual foi Coordenador durante quatro anos. Membro ativo da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, foi Presidente desta sociedade em 1994. Em reconhecimento às suas contribuições acadêmicas foi eleito “Fellow” da “American Association for the Advancement of Science”. Além dessas contribuições, foi Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (2007-2015); Vice-Presidente do International Council for Science (2005-2008); Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (2004 -2010) e Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2015 -2016).


Jeroen Johannes Klink

Foto: Divulgação SNPD

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987), e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo (2000). Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento urbano-metropolitano; governança metropolitana; economia urbana; financiamento urbano e financeirização. Acumulou experiência profissional em países como Holanda, Espanha, Turquia, Alemanha, Índia, África do Sul e Brasil. Na Holanda foi Professor Associado no Institute for Housing and Urban Development Studies (Universidade de Erasmus – Roterdã). No Brasil, foi Secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e Diretor Suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde já ocupou os cargos de Pró-Reitor de Extensão (2006-2008) e Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Reitoria (2009-2010). No período 2012-2015 coordenou o programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (Mestrado e Doutorado). É membro do Conselho Consultivo dos periódicos EURE e International Journal of Urban Sustainable Development, e parecerista para destacados periódicos acadêmicos internacionais e nacionais.


Laura Passarella

Foto: Reprodução Facebook

Estudante da Universidade Federal do ABC, atualmente é vice-presidenta do Diretório Central dos Estudantes – DCE UFABC.


Leda Paulani

Foto: Divulgação IEA/USP

É formada em Economia pela FEA-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP. Possui Doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo – IPE/USP (1992). É livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP (2004). É professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP desde 1988 e professora titular na mesma unidade desde 2007. É pesquisadora do CNPq (bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D) e trabalha principalmente com Economia Política e Marxismo, Metodologia da Economia, História das Ideias Econômicas, Economia Brasileira e Contabilidade Social. De 2004 a 2008 foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). De janeiro de 2001 a abril de 2003 foi assessora chefe do gabinete da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo. De janeiro de 2013 a março de 2015 foi secretária municipal de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de São Paulo.


Maria Caramez Carlotto

Foto: Divulgação Research Gate

Formada em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 2005. Entre 2006 e 2007, foi pesquisadora do CEBRAP na área de inovação e globalização produtiva. No começo de 2009, concluiu um mestrado em Sociologia, também na USP, sobre a nova Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e seus efeitos sobre o sistema nacional de pesquisa e inovação. Entre 2009 e 2010, trabalhou do Grupo de Pesquisa em Política Pública para o Acesso à Informação da USP (GPOPAI-USP) na área de propriedade intelectual e acesso ao conhecimento e à cultura. Entre 2010 e 2011, realizou um estágio na Université de Paris IV-Sorbonne, na área de sociologia da ciência. Em 2014, defendeu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP, com uma pesquisa sobre o impacto da circulação internacional de saberes de Estado, em especial do conhecimento gerencial, na reorganização de instituições de ensino e pesquisa, em particular universidades. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC e membro do grupo de pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, sediado no Instituto de Estudos Avançados da USP. Atua nas áreas de Sociologia da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Sociologia da Educação e da Cultura e Sociologia do conhecimento com ênfase no impacto dos processos de circulação internacional de conhecimento e globalização.


Maria Gabriela Marinho

Foto: Divulgação UFABC

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1983), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1999). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC), onde atua também como professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Humanas e Sociais (MCHS-UFABC). Está alocada no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas (CECS-UFABC) e desenvolve temas na área dos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Inovação. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) para o campo da Historia da Medicina, da Saúde e das Práticas Médicas. Especificamente em relação aos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Inovação, seus interesses estão associados à Política Científica e Tecnológica e História do Ensino Superior. Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação, Museus, Comunicação Pública da Ciência e História e Educação e Ações Editoriais. Desenvolveu principalmente pesquisas nos seguintes temas: Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas e Relações de Poder, Anticomunismo e Direita Acadêmica.


Mariana Aranha de Souza

Foto: Reprodução Unitau

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da UNITAU e do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora e Supervisora Pedagógica de Objetos de Aprendizagem da Educação à Distância da UNITAU (Convênio EPTS/UNITAU). É docente do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.


Maurício Serra

Foto: Divulgação Unicamp

Doutor pela London School of Economics and Political Science (1997). Atualmente é professor Livre Docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) onde integra os Núcleos de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) e o de Economia Agrícola (NEA). Trabalha nas áreas de Economia Regional e Urbana, Economia do Meio Ambiente, Economia Institucional e Economia Industrial. Suas pesquisas recentes incluem o estudo do papel das universidades em sistemas regionais de inovação, em função do desenvolvimento científico e da formação de mão de obra que propiciam. Publicou recentemente o livro “Universidades e Desenvolvimento Regional: As Bases para a Inovação Competitiva”, organizado em conjunto com os professores Cássio Rolin e Ana Paula Bastos. A publicação está disponível online em http://ufabc.net.br/jh.


Miguel Heredia

Foto: Divulgação Consórcio do Grande ABC

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência nas áreas de Gestão e Desenvolvimento Local. Participou dos grupos de trabalho da Câmara Regional do ABC, que resultaram na criação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Coordenou na Agência a área de fomento, em parceria com o Sebrae-SP. Associa a questão regional ao desenvolvimento tecnológico, com foco em Propriedade Intelectual. Foi coordenador da área de: transferência de tecnologia do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Atualmente, é Diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio Grande ABC.


Mônica Schröder

Foto: Divulgação UFABC

Economista, formada pela Universidade Federal do Paraná, tem doutorado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005). Atualmente é docente vinculada ao Bacharelado em Economia e exerce a função de Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) na UFABC. Atuou em órgãos do Governo Brasileiro, tendo sido assessora técnica da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre 2008 e 2009, e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre 2011 e 2012. Nesse Ministério, atuou, ainda, como coordenadora de programa na mesma Secretaria, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, entre 2013 e 2016. Tem experiência em Economia Agrária, atuando na análise de temas como pobreza e desenvolvimento rural, políticas públicas e agricultura familiar.


Osvaldo Lahoz Maia

Foto: Divulgação Senai

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Gerente de Inovação de Tecnologia do SENAI São Paulo, onde atua desde 1980.


Roberta Kelly de França

Foto: Divulgação UFABC

Graduado em Biblioteconomia pela Unesp, com especialização em Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia pela UFABC. Mestranda em Educação na Unifesp/ Guarulhos. Atua como bibliotecária na UFABC. Atuou também como tutora, em curso de formação de professores para Educação à Distância, na UFABC. Áreas de interesse: políticas públicas para educação, políticas afirmativas e gestão democrática na educação.


Rossieli Soares

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi Secretário de Estado da Educação do Governo do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (2012-2016). Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), entre 2015 e 2016. Exerceu o cargo de Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e conselheiro do Conselho Nacional de Educação. Foi Ministro da Educação (abril a dezembro/2018), e, atualmente, é o Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos temas de avaliação e educação.


Silvia Donnini

Foto: Reprodução Facebook

Sílvia Donnini, graduada pela Universidade Mackenzie em Letras Vernáculas, especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Gestão Escolar pela Fundação Pitágoras. Tem experiência em docência e também na área de gestão escolar. Atualmente é Secretária de Educação de São Bernardo do Campo. No 1º Congresso da UFABC, representará o prefeito do município, Excelentíssimo Sr. Orlando Morando.


Wagner Carvalho

Foto: Divulgação UFABC

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Fez estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas e estágio no Centre for Surface Chemistry and Catalysis, University of Leuven (K.U.Leuven), Belgium. Foi professor titular e coordenador do curso de Bacharelado em Química da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC, onde é orientador de mestrado/doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química. Coordenou o Bacharelado em Química, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química e o Doutorado Acadêmico Industrial. Tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise e processos de adsorção, e atividades de pesquisa nos seguintes temas: reações de conversão de polióis e lignina; controle ambiental; preparo e caracterização de peneiras moleculares, MOFs, zeólitas naturais, argilas, nióbio e carvões ativados; reaproveitamento de resíduos industriais e subprodutos da agricultura. Atuou como pró-reitor adjunto de pós-graduação da UFABC no período de 2016 a 2018. Atualmente é vice-reitor da UFABC.


Observação: As informações aqui compiladas sobre os debatedores foram retiradas dos currículos disponíveis. Alterações pontuais foram realizadas.