Anapatrícia Morales Vilha

Graduada em Administração Empresarial e Negócios, Mestre em Administração e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. É professora dos Programas de Pós Graduação de Economia e de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é Diretora da Agência de Inovação da UFABC, Líder do Grupo de Estudos Avançados em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação - GEACTI/UFABC e do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação - LabEI/UFABC e Coordenadora da região Sudeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Na pesquisa recente, tem se dedicado ao estudo de temas como: Estratégia competitiva e de inovação; Gestão de tecnologia e inovação; Gestão de inovação em economias emergentes; Tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável; Economia da inovação tecnológica; Estratégias empresariais; Políticas de ciência, tecnologia e inovação e Empreendedorismo. Lecionou e coordenou programas de graduação e pós-graduação em Administração e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. Possui livros e trabalhos publicados em periódicos especializados e em eventos nacionais e internacionais.

Alvaro Toubes Prata

É Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA. Há 38 anos na UFSC, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. Em função de sua reconhecida atuação em pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, é pesquisador nível 1A no CNPq. De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência. Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60 º aniversário da CAPES, em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da liderança institucional. De maio de 2008 a maio de 2012 foi reitor da UFSC e ocupou a Vice-Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, ANDIFES. De maio de 2012 a agosto de 2014 foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de setembro de 2014 a abril de 2015 foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Suas áreas de pesquisa são transferência de calor e mecânica dos fluidos.

 

Antonio Marcio Buainain

Graduação em Direito (Universidade do Estado do Rio de Janeiro -1977) e Ciências Econômicas (Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro -1977), mestrado em economia (Universidade Federal de Pernambuco -1980) e doutorado em Ciência Econômica (Universidade Estadual de Campinas -1999). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, Propriedade Intelectual e inovação. Temas de pesquisa: reforma agrária, agricultura familiar, inovação tecnologócia, agronegócio e propriedade intelectual.

 

Debora Carvalho

Formada em Arquivologia e Direito. É analista de desenvolvimento industrial do CNI. Coordenadora de projeto Prêmio Nacional de Inovação, Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. Coordenadora do Congresso de Inovação da Indústria Brasileira. Analista na Diretoria de Inovação, integrante da equipe de políticas públicas desenvolvendo pareceres, papers sobre políticas e marco regulatório de inovação.

 

Gesil Sampaio Amarante Segundo

Possui graduação em Física - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: plasmas, antenas de rf, aquecimento e geração de fluxos por ondas de Alfvén, Computação de Alto Desempenho e Políticas Públicas de CT&I. É Coordenador de Transferência de Tecnologia do NIT-UESC, representante das ICTs da Bahia na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec), Presidente interino do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia e Diretor Técnico de Arcabouço Legal do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).

 

Glauco Antonio Truzzi Arbix

Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi Presidente da FINEP (2011-2015). Integrou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT, 2007-2011) e foi Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2011). De 2003 a 2006 foi Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006). Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1995). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999 e 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da California - Berkeley (EUA, 2008), na London School of Economics (Reino Unido, 2002).

 

Jorge Campagnolo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSC (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela COPPE-UFRJ (1994). Foi Coordenador Geral de Serviços Tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI. Atualmente é Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC.

 

Luis Alberto Leal

Diretor Adjunto CSC no GRUPO NC (EMS, Germed, Legrand, Nova Química, 3Z, NSC, NCER). Profissional com mais de 10 anos de carreira desenvolvida em empresas de médio e grande porte nos segmentos de Consultoria, Farmacêutica, Incorporação e Metalurgia, tais como: PwC, Casp, Grupo NC (EMS, Germed, Legrand, Nova Química, 3Z Realty). Experiência em Controladoria, Finanças e Centro de Serviços Compartilhados tendo atuado em Gestão de Despesas, Gestão de Receitas, Contábil, Folha de pagamento, Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria. Forte atuação na análise de resultados e indicadores nas diversas unidades de negócio. Gerenciamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares (coordenadores, analistas e especialistas), revisão e implantação de políticas, processos e controles.

 

Paulo Roberto Gardel Kurka – Professor Titular – UNICAMP

Doutorado em Engenharia Mecânica pela University Of Manchester Institute Of Science And Technology em 1989. Atualmente é Professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Publicou 10 artigos em periódicos especializados e 58 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicados. Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos.

 

Ruy Quadros de Carvalho – Professor Titular – UNICAMP

Possui graduação em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas - SP (1974), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Economia do Desenvolvimento pela University Of Sussex (1993) e Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é PROFESSOR TITULAR MS-6 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia da tecnologia, com ênfase em gestão estratégica da inovação tecnológica. Atua principalmente nos seguintes temas: estratégias de inovação e modelos de gestão da inovação, prospecção e planejamento de tecnologia, localização e gerenciamento de atividades inovativas em empresas multinacionais, ferramentas de alinhamento estratégico, mapeamento de competências e capacitação tecnológica, indicadores de inovação.

 

Sayonara Helena Moreira da Silva

Com 11 anos de atuação na Whirlpool, Sayonara Moreira liderou os processos de comunicação interna e externa em projetos na América Latina e nos Estados Unidos. Atualmente, gerencia a área de Relações Institucionais com foco em Inovação, sendo responsável por estimular as cooperações tecnológicas a nível nacional e global para as operações de eletrodomésticos e compressores, respectivamente. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, possui pós-graduação em Relações Públicas e é Black Belt formada e certificada pela Whirlpool Corporation. Como diretora da ANPEI, se dedica a temas como a relação ICT-Empresa e o fomento e o incentivo à Inovação como instrumento de crescimento e competitividade para o País.