Programação | 2018

Exposições permanentes

Cao Guimarães 1998 – 2006
Obras do Acervo Histórico Videobrasil
Local:
UFABC Santo André – Bloco A, 1º andar, em frente ao Auditório 111

Cao Guimarães é cineasta e artista visual. Suas obras aliam a ideia de tempo cinematográfico à noção de contemplação, comum nas artes plásticas, com especial atenção à beleza prosaica e à potência vital de pequenos instantes do cotidiano. 
Desde o final dos anos 1980, exibe seus trabalhos em prestigiadas instituições, como a Tate Modern (Londres) e o Museum of Modern Art  (Nova York). Possui obras em coleções como a Fondation Cartier Pour l’Art Contemporain (Paris), Walker Art Center (Minneapolis), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e Instituto Inhotim ( Brumadinho). Em 2013, realizou a exposição Ver é uma Fábula, no instituto Itaú Cultural, São Paulo, exibindo mais de uma década de produção artística.

Exposição Fotográfica
Imagens geradas por Instrumentos Especiais
Local:
UFABC Santo André – Piso Vermelho

O objetivo da exposição é dar visibilidade aos valores estéticos e artísticos das imagens técnicas geradas por instrumentos técnicos especiais, tais como lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET scan, tomografia computadorizada e similares.

Terça-feira, 27 de novembro

19h 
Abertura Solene
Reitoria UFABC, Prefeitura de Santo André e SESC Santo André

Local: Teatro SESC Santo André

19h30min
Concerto Música em seu cérebro com Duo Vanzella-Savytzky
Local: 
Teatro SESC Santo André
*atividade com tradução em Libras

Neste concerto, as musicistas Patricia Vanzella e Adriane Savytzky apresentarão duas obras fundamentais do repertório para piano e violoncelo: a Sonata em Ré Menor de Dmitri Shostakovich e a Sonata em Mi Menor de Johannes Brahms.  Antes do concerto, serão apresentados alguns conceitos sobre a relação entre a música e a neurociência, frutos das pesquisas desenvolvidas pelas artistas.
Savytzky e Vanzella são musicistas com carreiras consolidadas e tem se apresentado em conjunto em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior.

Quarta-feira, 28 de novembro

10h às 12h
Palestra Tecnologia têxtil e o ergodesign na otimização da vestimenta e na relação da roupa com o corpo
Palestrante: Veridianna Ferreira (UNOESTE)
Local: UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

A pesquisadora vai abordar o tema da tecnologia têxtil e as novas possibilidades de usos e de adequações das roupas ao corpo, passando pelas  formas de agregar novas funções às vestimentas. Também apresentará a técnica de encapsulamento em vestimentas e as modelagens criativas que se adequam aos diferentes corpos e às diferentes demandas de utlização.

14h às 18h
Oficina Introdução à Gambiologia
Ministrante:  
Fred Paulino (Coletivo Gambiologia)
Local: 
UFABC Santo André – Sala S002  – Piso Vermelho Bloco A

Oficina de introdução à construção de protótipos com eletrônica e microcontrolador arduíno. Cada participante construirá seu próprio jogo de memória eletrônico, similar ao Genius, muito popular na década de 1980. O jogo reproduz uma sequência de cores que aumenta a cada rodada e que deve ser memorizada e repetida por quem joga. Os artefatos serão montados em latas e embalagens recicladas, em que serão instalados botões, LED’s e aviso sonoro. Não é necessário nenhum conhecimento prévio. 

14h às 16h
Mesa Redonda Pesquisas e ações tecnológicas desenvolvidas por mulheres
Participantes: Cláudia Ribeiro (CodeGirl), Coletiva Hacker MariaLab e Mirtha Fernández (UFABC)
Local: UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

As convidadas apresentarão suas pesquisas e atividades desenvolvidas na área de programação e tecnologia. 

16h30min às 18h
Mesa Redonda Experiências de enfrentamento do machismo na área tecnológica
Participantes: Coletiva Mulheres UFABC, Cláudia Ribeiro (CodeGirl) e Coletiva Hacker MariaLab
Local: UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

As convidadas compartilharão experiências e relatos de combate ao machismo, especialmente na área acadêmica e profissional da tecnologia.

16h às 18h
Mesa Redonda Plataforma Mapas Culturais
Co-organização: Lablivre UFABC
Participantes: Miguel de Castro (Secretaria da Cultura da Prefeitura de Santo André), Asafe Ramos (Universidade Federal de Goiás), Rodrigo Guimarães (Universidade Federal de Goiás), André Filipe de Assunção e Brito (Lablivre) e Pedro Philipe Alves de Oliveira (Lablivre, tendo participação no desenvolvimento e implantação de plataformas Salic, Salic API, VerSalic, Mapas Culturais, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura).

Local: UFABC Santo André – Auditório A112 – Bloco A

A mesa debaterá o atual status da plataforma Mapas Culturais, assim como as perspectivas de melhorias e capilarização da plataforma entre os/as agentes culturais. 

18h30 do dia 28.11 às 17h do dia 29.11
Início da Hackathon da Cultura
Local:
UFABC Santo André – Piso Vermelho Bloco A

O tema da Hackathon da Cultura será a plataforma Mapas Culturais, software livre para mapeamento de agentes, espaços, projetos e ações culturais. O objetivo será criar inovação por meio do desenvolvimento de protótipos e sistemas que utilizem a API da plataforma, assim como criar uma nova utilização para os Mapas Culturais. 

19h
Oficina Gramofone Artesanal
Ministrante:
Eduardo Salzane
Local:
SESC Santo André


Que tal construir um gramofone capaz de reproduzir um vinil a 45 RPM? Nessa oficina cada participante vai montar seu próprio gramofone e entender como alguns princípios mecânicos são aplicados nessa construção. Não é necessário nenhum conhecimento prévio. 

18h30min às 20h
Oficina Criando sua própria caixa bluetooth
Ministrante:
Victor Fragoso (UFABC) e Marcus Vinicius da Silva Abrão (UFABC)
Local: 
UFABC São Bernardo

Nesta oficina, os/as participantes farão sua própria caixinha de som bluetooth, utilizando materiais acessíveis e recicláveis. Não é necessário nenhum conhecimento prévio. 

Quinta-feira, 29 de novembro

10h às 11h
Palestra Tecnologia da imagem construindo formas de pensar o mundo
Palestrante: Paula Braga (UFABC)
Local:
UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

Como as tecnologias alteram a percepção do espaço que envolve nossos corpos?  Nossa discussão partirá do fato de que ao longo da história da arte novas tecnologias alteraram a forma de representação do espaço na arte. Além disso, contrapondo-se à ideia de que a contemporaneidade não exige uma coerência entre pensamento e representação, argumentaremos que aquilo que hoje vemos em fotografias e telas define uma certa compreensão de mundo herdeira do Renascimento, e que portanto uma imagem em perspectiva linear circulando no século XXI não é um simples anacronismo, mas sim prevalência de uma certa compreensão de espaço e portanto de mundo.

14h às 16h
Palestra Arte-Tecnologia e Neurociência: interações multidimensionais e transcrições
Palestrante:
Rachel Zuanon (Unicamp)
Local:
UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

A conferência discute a interatividade dos processos criativo e cognitivo do cérebro humano no contexto da Arte-Tecnologia, uma vez que essa compreensão pode levar a uma condição profícua à criação e ao desenvolvimento de obras artísticas atentas ao sistema neurofisiológico do ser humano e, portanto, capazes de proporcionar interações orgânicas e afetivas aos seus participantes.

16h30min às 18h
Palestra Videobrasil: três décadas de experiências em acervo, curadoria e difusão de obras de arte
Palestrante: Ruy Luduvice (Associação Cultural Videobrasil)
Local: UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

Fundada por Solange O. Farkas em 1991, a Associação Cultural Videobrasil é fruto do desejo de acolher institucionalmente um acervo crescente de obras e publicações, que vem sendo reunido desde a primeira edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 1983. Desde então, a associação trabalha sistematicamente no sentido de ativar essa coleção, que reúne obras do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, clássicos da videoarte, produções próprias e uma vasta coleção de publicações sobre arte.

18h às 18h30min
Desfile de Vestimentas Tecnológicas
Local:
UFABC Santo André – Piso Vermelho – Bloco A
Coordenação: Mário Gazziro (UFABC)

Como serão nossas roupas no futuro? A
creditamos que as roupas no futuro serão inteligentes, deverão se integrar ao nosso corpo e interagir com o ambiente a nossa volta, além de sinalizarem visualmente aspectos do usuário, e nos auxiliar nas tarefas do dia-a-dia com partes cibernéticas, como reforços de coluna vertebral, braços extras e outros apetrechos até então pertencentes aos ciborgues da ficção científica.

18h30 às 20h
Roda de conversa sobre Cultura Maker
Mediação:
Victor Fragoso (UFABC), Rogério Dantas (IFSP) e Willian Antunes (Avnet)
Local: 
Espaço de Tecnologias e Artes do SESC Santo André
Não é necessária a inscrição.

Do-it-yourself  ou Faça Você Mesmo! Esse é o termo que resume o princípio de uma cultura que vem tomando as escolas e modificando o conceito de trabalho: tod@s são capazes de construir, modificar e prototipar! Seja com atividades simples de robótica com arduínos ou em projetos mais complexos, como dispositivos conectados às cidades inteligentes, é inegável que os ambientes makers acrescentam valor às experiências . Venha participar dessa roda de conversa e entenda um pouco mais sobre essa cultura, seus benefícios e como ela pode ajudar no nosso futuro.

17h às 19h30min
Arte Eletrônica Indígena
Exibição de trabalhos + Roda de conversa com indígenas 
Coordenação: 
Sebastian Gerlic (ONG Thydêwá)
Mediação: Luis Roberto de Paula (UFABC)
Local: UFABC São Bernardo

Arte Eletrônica Indígena (aei.art.br) é um projeto artístico de construção colaborativa entre indígenas de diversas etnias com artistas de reconhecida experiência no uso inventivo das tecnologias digitais.

Exibição de curtas e roda de conversa sobre cultura indígena e sua relação
com as tecnologias contemporâneas. Participação de Maria Pankararu,
linguista e primeira doutora indígena do Brasil; Atiá Pankararu, Pajé, líder
espiritual e professor de cultura e arte; Tawanã Kariri-Xocó, líder espiritual,
cantor, dançarino e artesão; Sebastian Gerlic, empreendedor sociocultural e
comunicador audiovisual; e Mariana Guerra Ferreira, comunicadora social e ativista).

A ONG Thydêwá, que coordena o projeto, também faz a cogestão de 08 Pontos de Cultura Indígena –PCI, localizados no coração de 08 comunidades indígenas diferentes (Bahia, Alagoas, Sergipe e  Pernambuco). 

20h às 22h
Quintas Musicais
Local: 
Comedoria SESC Santo André

Show com Miriam Mirah Trio
 (música brasileira de influência hispano-americana).

Sexta-feira, 30 de novembro

10h às 12h
Palestra Neurociência e música na UFABC
Palestrante: 
Guilherme Delmolin (UFABC)
Local: 
UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

O palestrante apresentará o projeto “Neurociência e Música na UFABC”, que procura responder questões como: por que música é tão importante para os seres humanos? O que acontece em nosso cérebro enquanto ouvimos música? Como nosso cérebro lida com diferentes aspectos da música, como timbre, altura, ritmo, melodia e harmonia? Por que nos emocionamos ao ouvir música?  Quais os correlatos neurais do ouvido absoluto? Por que algumas músicas não saem de nossas cabeças? 

14h às 16h
Atividade interativa Experimentando o mundo nanoscópico através da realidade virtual
Ministrantes: Caetano Rodrigues Miranda (USP) e James Moraes de Almeida (USP)
Local: UFABC Santo André – Piso Vermelho – Bloco A

Combinando realidade virtual e simulações moleculares, serão proporcionadas experiências imersivas de materiais em escala nanométrica . Essas experiências perceptivas são baseadas em pesquisas em ciência de materiais desenvolvidas no Instituto de Física da USP: NanoWorlds, para explorar os materiais em escala molecular, e NanoFlows, para interagir com interfaces fluído-fluído e sólido-fluído em nanofluídica.

16h30min às 18h
Palestra Design de emergência em games
Palestrante: 
Nivia Barboza Ferreira (UAM)
Local: UFABC Santo André – Auditório A111 – Bloco A

Discutiremos o fenômeno da emergência nos jogos digitais, abordando a utilização de recursos projetuais que possam aumentar a interatividade e potencializar este processo. Discutiremos também a relação contexto, fenômeno e ferramenta como sistemas complexos adaptativos, emergência e inteligências artificiais. 

14h às 18h
Oficina Gravação e edição de áudio com software livre
Ministrante: Wilken Sanches (Coletivo Digital)


Durante a oficina serão apresentadas as principais ferramentas para a criação musical disponíveis no universo Linux, tais como gravadores multipista, instrumentos virtuais, além de Plugins para mixagem e masterização. Também serão exibidos algumas produções feitas exclusivamente com softwares livres nos estúdios do Coletivo Digital. 
Não é necessário nenhum conhecimento prévio. 

17h às 19h
Encerramento
Happy Hour com Entidades Estudantis e Grupos Artísticos da UFABC

Local: Concha Acústica da Prefeitura de Santo André

Tem alguma sugestão para a nossa programação? Entre em contato: sact@ufabc.edu.br