Programação

Inscrições para mesas e oficinas, via Portal Público do SIGAA.

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC, até 18 de junho de 2021.  Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em “Inscrever-se” (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos”.
  • Clique em “Inscrever-se” (ícone de seta) no evento “VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC – Conexão e 4ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC.
  • Inscreva-se nas mini-atividades desejadas.

Observação: Membros da comunidade acadêmica UFABC que já possuam acesso ao SIGAA devem certificar-se de que tenham cadastro também no Portal Público do SIGAA.

⚠️  Todas as mesas serão transmitidas ao vivo pelo canal da UFABC no Youtube. Atividades gratuitas e abertas ao público.

:: terça | 15 de junho ::

9h às 11h Mesa Celebrando trajetórias extensionistas e culturais

Participantes: Prof. Leonardo Steil (UFABC), Prof. Evonir Albrecht (UFABC), Prof. Jeroen Klink (UFABC), Prof. Guiou Kobayashi (UFABC), Prof. Sidney Jard (UFABC) e Prof. Francisco Comarú (UFABC) e Prof. Daniel Pansarelli (UFABC).


10h às 12h Oficina on-line de cinema  | Etapa Produção Audiovisual

Nesta oficina serão apresentadas as etapas da produção de um filme. O que acontece entre o roteiro e a exibição do filme? Falaremos sobre a linguagem cinematográfica e filmes de curta-metragem, inclusive feitos com celular.

Ministrante: Kora Prince (Arte-educadora).  Pós-graduada em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP, com Licenciatura em Artes, Graduada em Comunicação Social pela UNESP. Atua como produtora e arte-educadora no projeto Curta Jovem desde 2010, coordenando e acompanhando a produção de filmes de curta-metragem, como o “Movimentos e Pausas”, realizado durante a quarentena, via Edital Cultura Abraça Campinas e do documentário “Occupatio”, selecionado no 10º Festival de Cinema de Cabo Frio.


13h30 às 15h Oficina “Caminhos para a Curricularização da Extensão”

Participantes: Mediação – Prof.ª Fernanda Cardoso (Pró-Reitora de Graduação UFABC ), Profª Simone Nacaguma (UNIFESP), Prof.ª Taiza Stumpp UNIFESP), Prof.ª Ana Inês Sousa (UFRJ) e Prof. Samon Noyama (UFABC).


15h às 16h30 Visita guiada à exposição Conquistando o espaço

Será utilizado o artifício da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) como ferramenta para a organização e aplicação de uma sala cultural do setor aeroespacial que mostrará o desenvolvimento do setor desde o momento que a humanidade conseguiu planar no ar, no início do século XX, até os tempos atuais, almejando chegar a Marte. Neste contexto, de muita curiosidade e informações, a VA e VR são ferramentas essenciais para trazer um foguete, um satélite ou o interior a Estação Espacial Internacional para próximo da audiência, em uma experiência única e imersiva.

Ministrantes: Profª Claudia Celeste Celestino (Coordenação / UFABC) e Rebeca Sales e José Murillo (apresentadores/UFABC).


15h às 16h30 Discussão temática Apresentação de trabalhos Direitos Humanos e Justiça


16h30 às 18h30 Discussão temática Apresentação de trabalhos Educação (etapa 1)


18h30 às 19h Apresentação musical Luana


19h às 21h Conferência de abertura Impactos da Extensão e Cultura no ABC

Participantes: Prof. Evonir Albrecht (mediação /UFABC), Dalila Teles Veras (Livraria Alpharrabio), Prof. Dácio Matheus (Reitor UFABC) e Prof. Leonardo Steil (UFABC)

:: quarta | 16 de junho ::

9h às 10h30 Discussão temática Apresentação de trabalhos Saúde (etapa 1) + Tecnologia e Produção


10h às 12h Oficina on-line de cinema  | Etapa Produção Audiovisual (continuação)

Nesta oficina serão apresentadas as etapas da produção de um filme. O que acontece entre o roteiro e a exibição do filme? Falaremos sobre a linguagem cinematográfica e filmes de curta-metragem, inclusive feitos com celular.

Ministrante: Kora Prince (Arte-educadora).  Pós-graduada em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP, com Licenciatura em Artes, Graduada em Comunicação Social pela UNESP. Atua como produtora e arte-educadora no projeto Curta Jovem desde 2010, coordenando e acompanhando a produção de filmes de curta-metragem, como o “Movimentos e Pausas”, realizado durante a quarentena, via Edital Cultura Abraça Campinas e do documentário “Occupatio”, selecionado no 10º Festival de Cinema de Cabo Frio.


10h30 às 12h Discussão temática Apresentação de trabalhos Educação (etapa 2)


13h30 às 15h Discussão temática Apresentação de trabalhos Cultura / Educação (etapa 3)


15h às 18h Oficina de Minicontos

O objetivo geral desta oficina é trazer ao conhecimento da comunidade o gênero miniconto e todas as suas possibilidades, sejam elas relacionadas à leitura, a escrita ou à aplicação do gênero em diversos contextos. Os séculos XX e XXI foram marcados, respectivamente pela automatização da vida e pela modernidade atingida pelas tecnologias implementadas na sociedade. Em decorrência delas, a vida transformou-se em um misto de pressa urgências de um cotidiano que muitas vezes não nos dá tempo de nos concentrarmos em tarefas muito longas, como, por exemplo, as leituras muito longas e descritivas. Este é o contexto em que se desenvolveu o miniconto, também denominado microconto. O miniconto não é só um conto pequeno: é um texto marcado pela concisão, no qual sugerir é mais importante que descrever. Mantendo-se os principais elementos do conto (de tempo e espaço), e a estrutura de começo, meio e fim,o miniconto deve produzir no leitor efeito semelhante àquele proporcionado pelo conto tradicional. Como em toda obra literária, nos mini e nos microcontos a participação do leitor é fundamental, pois este preencherá as lacunas deixadas pelo autor, com sua vivência, com seu repertório de leituras.

Ministrante: Márcia de Oliveira Lupia (Academia Contemporânea de Letras).


16h30 às 18h Mesa Escrevendo a ciência: Diálogos entre literatura e Ciência

Participantes: Vanessa Carmo e Thiene Pelosi (Seção de Divulgação Científica ProEC/UFABC) e Prof.ª Elika Takimoto (CEFET-RJ)

:: quinta | 17 de junho ::

9h às 10h30 Discussão temática Apresentação de trabalhos Saúde (etapa 2) / Educação (etapa 4)


10h30 às 12h Discussão temática Apresentação de trabalhos Meio Ambiente


13h30 às 15h Oficina “Ilustração científica: uma introdução à arte da ciência”

Ministrantes: Paulo Presti (IB-USP) e Prof. Ricardo Lombello (UFABC)

Esta palestra tem o intuito de apresentar à comunidade como é o trabalho de um ilustrador profissional, as suas técnicas e perspectivas, será ministrada pelo ilustrador Paulo Presti (IB-USP), com a participação do Prof. Ricardo Lombello (CCNH-UFABC). A Ilustração Científica é uma ferramenta que auxilia o pesquisador na identificação e caracterização do objeto de estudo, reforçando os caracteres diagnósticos mais importantes. Sua importância se deve ao fato de que desenhos feitos baseados em informações científicas ressaltam as estruturas de interesse, variáveis entre as diferentes áreas de pesquisa e é associada ao desenvolvimento de projetos científicos das mais variadas áreas.


15h às 17h Oficina on-line de cinema  | Etapa Direção de Arte

Esta oficina vai apresentar os principais conceitos da Direção de Arte audiovisual, responsável pelas etapas de transição do roteiro em elementos cênicos, dando forma e personalidade a um filme.

Ministrante: Mariana Atauri (Arte-educadora).  Idealizadora e diretora da Mostra Curta Audiovisual desde sua primeira edição em 2006.Como produtora audiovisual, integrou a equipe de curtas-metragens contemplados em editais assinando como diretora de produção, produtora executiva e também como diretora de arte. Possui vasta experiência como produtora de objetos em mais de 15 longas-metragens e seriados para televisão.


16h às 18h Mesa Extensão e Cultura em tempos de pandemia

Participantes: Caroline Silvério – Divisão de Cultura ProEC / UFABC (mediação), Natalia Gea (Universidade das Crianças/UFABC) ; Leandro Teodoro Junior (EPUFABC/UFABC), Raffael Santos (Coletivo Menelão de Teatro) e Wilq Vicente (Doutorando na UFABC e pesquisador de audiovisual popular).

:: sexta | 18 de junho ::

9h às 10h30 Discussão temática Apresentação de trabalhos Comunicação / Educação (etapa 5) + Trabalho


10h30 às 12h Discussão temática Apresentação de trabalhos Saúde (etapa 3)


13h30 às 15h Oficina de Textos de Divulgação Científica

Ministrantes:  Prof. Tiago Carrijo (UFABC), Vanessa Carmo e Thiene Pelosi ( Divulgação Científica ProEC/UFABC) 


14 às 14h30h Apresentação musical Klavier – Educação Musical

Participantes: Gustavo Franzotti, Gabriela Amaral, Ana Paula Kindlain, Maiara Regina e Juliana Yuki

A Klavier é um centro de educação musical atuante há 31 anos em SBC. atualmente, trabalha com estimulação musical para bebês e aulas de instrumento para crianças a partir de 3 anos de idade.
mais do que uma formação musical, a klavier trabalha com a formação integral do ser humano, preparando os alunos para as diversas situações extra musicais que vão enfrentar em suas vidas. assim, o desenvolvimento do caráter e da autonomia, por exemplo, estão em primeiro plano e a música se torna uma ferramenta para se atingir esses objetivos.


14h30 às 16h Lançamento do livro Cinema nas veias – Aron Feldman

Livro editado sobre o cineasta Aron Feldman (1919-1993) que tem um conjunto de obras em filmes ficção e documentário realizados em película Super 8 e vídeo. O livro visa documentar e ressaltar a importância do cineasta de Santo André no contexto da cultura e do cinema nacional além de levar informações, cultura e a memória do cinema do ABC para as novas gerações e fortalecer as demais, sobre a obra e vida do maior cineasta do grande ABC, que em 2019 completou 100 anos de seu nascimento.

Participantes: Diaulas Ullysses (cineasta do ABC), Ida Feldman (frasista e artista plástica), Claudio Feldman (escritor) e Sérgio Alberto Feldman (historiador e professor na UFES)


15h às 17h Oficina on-line de cinema  | Etapa Direção de Arte (continuação)

Esta oficina vai apresentar os principais conceitos da Direção de Arte audiovisual, responsável pelas etapas de transição do roteiro em elementos cênicos, dando forma e personalidade a um filme.

Ministrante: Mariana Atauri (Arte-educadora).  Idealizadora e diretora da Mostra Curta Audiovisual desde sua primeira edição em 2006.Como produtora audiovisual, integrou a equipe de curtas-metragens contemplados em editais assinando como diretora de produção, produtora executiva e também como diretora de arte. Possui vasta experiência como produtora de objetos em mais de 15 longas-metragens e seriados para televisão.


16h30 às 18h Mesa Cultura e mediação tecnológica: conexões entre arte e política no contexto da brasilidade”

Participantes: Caroline Silvério (Mediação – Divisão de Cultura/UFABC), Profª Paula Priscila Braga (UFABC) e Gabriel Marotti (Músico e pesquisador – USP).


18h Atração musical Gravação da música “Pela internet”

Gravação da música “Pela internet” do Gilberto Gil. A música pertence a um álbum todo dedicado à temática de Arte e Ciência. Então o vídeo será um presente para a instituição, como homenagem aos 15 anos da UFABC, ao Gil (que faz aniversário em junho) e à ciência.