Manifesto – 5ª Semana de Arte Cultura e Tecnologia
5ª Semana de Arte Cultura e Tecnologia – 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922
Refletindo sobre a importância de se rememorar as utopias de 1922 e pintá-las no compasso das digestões realizadas em 100 anos, a 5ª Semana de Arte Cultura e Tecnologia da UFABC se propõe a pensar as técnicas humanas/culturais que precederam e tornaram possíveis as inovações de hoje e as que formam e informam nosso modo de ser-estar-agir no mundo contemporâneo.
Para mergulhar nessas utopias é que a 5ª SACT propõe discutir as múltiplas facetas da tecnologia conjugando-a no plural: tecnologias da estética, das tecnologias “obsoletas”, tecnologias do meio ambiente, tecnologias de gênero etc, sem pretender esgotar as possibilidades, mas apontar ferramentas para travessia que nos aguarda.
Vale lembrar que a São Paulo de 1922 possuía como referência as vanguardas europeias. Hoje, no entanto, a postura decolonial que permeia as epistemologias das ciências humanas nos oferece novo horizonte, novas formas de utopia.
Se há 100 anos o desafio era autodefinir-se no contexto de uma modernidade que acabara de experimentar um dos maiores males do século XX – a Primeira Guerra Mundial – hoje o desafio é a autodefinição na retomada de discursos legitimadores de um mundo bélico, intolerante às minorias e que assiste assombrado à eleição de poderes autoritários.
Essa empreitada – de retomada de utopias – ganha ainda mais luz quando olhamos para o perfil da UFABC: sempre guiada pelo horizonte da tecnologia e da inovação, mas sem jamais deixar à margem as práticas sociais e culturais necessárias para construirmos uma sociedade plena e equânime. Essas múltiplas facetas, por sua vez, encontram espaço agregador e receptivo para suas edificações em meio a nossa comunidade. Somos uma Universidade plural, inovadora e humanista: desde a concepção de nosso projeto pedagógico interdisciplinar até a nossa arquitetura, que destinou um amplo e nobre espaço às práticas artísticas e culturais.
Protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922 propuseram uma contra-memória ao centenário nacional da independência do Brasil num gesto de ousadia: anunciar que outra brasilidade era possível. Sua estética colocava em tela o Brasil que não era autorizado a entrar no Teatro Municipal de São Paulo.
Nessa mesma guia, a 5a Semana de Arte, Cultura e Tecnologia propõe um contraponto ao presente reacionário que vem se infiltrando nas nossas camadas sociais mais fundamentais. O papel da SACT, cremos, é de construir uma agenda ampla e sinérgica de integração entre a arte, a cultura e os aparatos tecnológicos que contribuem para nos elevar como seres sociais e nos integrar, de forma sustentável, aos ecossistemas naturais do nosso tempo. Essa agenda é coletiva e deve perdurar por toda a existência da UFABC, pois ainda que os desafios sejam renovados, a arte e a cultura sempre serão plataformas que nos oferecerão outras perspectivas e, principalmente, alimentarão a nossa potência de agir.
Para esta edição, a SACT retoma o conceito de tecnologias humanísticas, em especial o livro e a literatura, mas também os debates sobre expressões artísticas que funcionaram, por muito tempo, como tecnologias de opressão – como o cinema, por muito tempo a principal tecnologia de gênero da cultura ocidental. Desfaz-se a ideia de que tecnologia é unicamente um aparato de engenharia e destaca-se o seu sentido original: tecnologia como um sistema de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana.
Convidamos a todos e todas a repensar nossos conceitos sobre arte, cultura e tecnologia e reescrever a nossa história a contra-pelo, resignificando e ampliando seus sentidos em nossas convivências.
Afinal, qual a travessia de 22 dos anos 2000?
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=NnqeuS4zWqg&ab_channel=SescS%C3%A3oPaulo (Sesc, Diversos 22 – Levantes Modernistas (video 2 – 1h48min)
http://lanic.utexas.edu/project/etext/llilas/vrp/FootHardman.pdf
https://jornal.usp.br/radio-usp/o-mundo-de-1922-para-alem-da-semana-de-arte-moderna/