UFABC

A UFABC (Universidade Federal do ABC) foi criada para suprir as necessidades de formação e capacitação profissional na região do ABC. Possuindo campus nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, umas das áreas mais industrializadas do país, a UFABC tem como desígnios essenciais o ensino, a pesquisa e a extensão, agregados na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas dos segmentos econômico, social e ambiental.

O Projeto Pedagógico da UFABC propõe uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de importantes áreas do conhecimento científico e tecnológico, oferecendo aos alunos uma maior liberdade de escolha e oportunidade de exploração de novos horizontes, o que foge do tradicional modelo vigente em outras Instituições de ensino superior.

Outro destaque da UFABC está relacionado ao corpo docente, onde somente profissionais com o título de doutor são admitidos. Esta condição logo se refletiu na qualidade das pesquisas desenvolvidas na Universidade. Em 2011 foi, pelo segundo ano consecutivo, a única universidade brasileira com fator de impacto médio em publicações científicas acima da média mundial, segundo a SCImago Institutions Rankings.

Considerada a 6ª melhor universidade do Brasil pelo MEC e também a 3ª melhor segundo o Times Higher Education (THE), atualmente, a UFABC conta com um corpo docente de 760 professores doutores, 14.898* discentes de graduação e 1.517 de pós-graduação.

*Alguns discentes foram contados mais de uma vez por estarem em mais de um curso. A contagem é feita pela soma de alunos matriculados em cada curso. Fonte: UFABC em números.

UFABC oferece 26 cursos de graduação, dos quais 8 são cursos de engenharia. São eles:

  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Ambiental e Urbana
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia de Energia
  • Engenharia de Gestão
  • Engenharia de Informação
  • Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica
  • Engenharia de Materiais

Neste sentido, o objetivo da UFABC é se adequar às necessidades do conhecimento atual e promover a formação de profissionais aptos a discutir e propor soluções aos desafios contemporâneos.