Prêmio UFABC de Inovação 

Em sua sexta edição, o Prêmio UFABC de Inovação – idealizado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, através de sua Agência de Inovação – InovaUFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC, já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de inovações tecnológicas.

Prêmio "Referência em Inovação": visa reconhecer figuras com notáveis contribuições para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.  O prêmio "Referência em Inovação" homenageou, nos últimos anos, os pesquisadores Fernando Galembeck, Rogério Cézar de Cerqueira Leite, Helena Bonciani Nader e Adelaide Maria de Souza Antunes.

 

Homenageado na edição 2020:

Carlos Henrique de Brito Cruz - Diretor Científico FAPESP

Engenheiro eletrônico e físico, Brito Cruz é professor no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi reitor de 2002 a 2005. Graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Obteve os títulos de Mestre e de Doutor no Instituto de Física Gleb Wataghin, onde leciona desde 1982. Atualmente, é professor titular no Departamento de Eletrônica Quântica. Brito Cruz é membro da Academia Brasileira de Ciências e é Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE) em 2015.

 

INSCREVA-SE AGORA!

Realização